"De 90 a 95% de queda nos assaltos dentro do ônibus", afirma Valéria Reis Couto, diretora do Sindicato das Empresas de Transporte (RMBH).
Mirando um alvo, as empresas de ônibus também acertaram outro. As 14 mil câmeras, além de combater o crescente número de assaltos nas linhas, ajudaram a melhorar a qualidade do serviço. Houve queda de 60% no número de reclamações feitas pelos passageiros. É que, agora, os monitores ficam de olho também no comportamento dos motoristas e cobradores.
Um registrou o momento em que uma mulher agride a funcionária da linha. São quatro câmeras em cada carro que registram tudo que se passa pelo caminho. Se o passageiro é ignorado no ponto, se o sinal de trânsito é respeitado, de quem é a culpa em caso de colisão. Imagens mostram o momento em que um carro preto avança um cruzamento e se choca contra o ônibus.
"A preferência era do ônibus, e o veículo avançou o cruzamento. Sem a câmera, não tinha dado nenhum. Era a palavra de um contra o outro", afirma Sidnei de Oliveira Carvalho, gerente operacional.
O trajeto, muitas vezes longo e desconfortável, está pelo menos mais seguro.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (Rede Globo), 10 de setembro de 2012