Quem vive no Ipiranga dá nota 8,1 às opções de transporte coletivo, patamar mantido em relação à pesquisa de 2008 (7,7). A nota é a mais alta entre os 22 distritos da região, cuja média é 6,4.
Costa, que vive no bairro há dez anos, deixa seu carro - que usa só aos finais de semana - na garagem e caminha até a estação Alto do Ipiranga na linha 2-verde, inaugurada em 2007. Ali ele escolhe entre pegar os ônibus que passam pela avenida Doutor Gentil de Moura ou o metrô. "Tanto faz, os dois são rápidos", conta.
Dono de uma loja de bolsas e calçados, Tadeu de Nazaré Torrezi comemora tanto o movimento gerado pelo vaivém de passageiros ao lado da estação como a facilidade na hora de visitar seus clientes e fornecedores.
"Eu pego o metrô e chego rapidamente na região da Paulista. O bom é que não pego horários de pico, então, não tem nem lotação", diz.
Em 2010, foi a vez do Sacomã, vizinho ao Ipiranga, ganhar sua estação. Não à toa, o distrito também avalia bem o serviço, e melhor do que em 2008, quando deu nota 6,6 ao transporte público. Neste ano, subiu para 7,2.
Do lado de lá
Quando se estendem os caminhos rumo ao extremo da zona sul, a avaliação do transporte coletivo cai bastante, mas vem melhorando em alguns bairros, revela o Datafolha. Grajaú e Capão Redondo, distritos da periferia, melhoraram suas notas.
Os moradores do Grajaú davam nota 4,2, agora dão 5,5. No Capão, a avaliação subiu de 5,4 para 6,5. A qualidade dos transportes cai no vizinho Jardim Ângela, onde a nota é 4,5, a pior entre todos os distritos nesse item.
Fonte: Folha de S. Paulo, 9 de setembro de 2012