Parking News

A mobilidade urbana nas grandes cidades e o crescimento assustador da quantidade de carros preocupam a população e as autoridades. Tornar o trânsito mais rápido e seguro é um desafio de todos. O vendedor ambulante Cleiton Manoel trabalha todos os dias. Há cinco anos, acompanha do posto dele localizado no centro da cidade a transformação do trânsito na capital. "Muito veículo aqui no Centro da cidade e fica um absurdo para nós que somos pedestres."
Excesso de veículos, congestionamentos, desrespeito ao pedestre. Problemas cada vez mais acentuados, aponta o G1. Dos 75 municípios sergipanos, a capital tem o maior número de veículos: são aproximadamente 240 mil registrados. Nas ruas e avenidas, congestionamentos em todas as horas do dia. Para motoristas, o exercício diário de cautela e muita paciência. "Tem que fazer rodízio de carro. Porque Aracaju não suporta tanto carro como está tendo", opina o motorista José Aracaju Cardoso.
Nos estacionamentos, sobram veículos, faltam vagas. "Não tem lugar para estacionar. Para vir para o Centro é um caos, é melhor vir de ônibus ou de táxi. Porque de carro mesmo não dá para estacionar", diz Luciano Santos Araújo, auxiliar de escritório.
Para o ciclista, a situação também é difícil. O desrespeito o obriga a andar pelas ruas e aumenta o risco de acidentes. "É um transporte que é perigoso, mas ao mesmo tempo ajuda a gente que é trabalhador", diz o ciclista Carlos Eduardo Ferreira.
O caos no transito é um problema recorrente em várias cidades do país. Para o psicólogo de trânsito Marco Aurélio Costa Santos o plano de mobilidade urbana é o grande desafio da humanidade.
"Não tem mais espaço para carros. Para se ter uma idéia, há uma década existiam 100 mil veículos aqui na cidade, hoje são 250 mil. Por isso já gera estresse, porque não tem lugar para estacionar. Tampouco como circular", diz o psicólogo.
O plano diretor de mobilidade urbana está focado em duas etapas. Uma delas é a elaboração da licitação do transporte coletivo. A segunda fase compreende outros fatores, como circulação viária, fluxo e ciclovias. Até o fim do ano, dois dos oito corredores exclusivos para ônibus serão entregues à população. Um deles vai do Conjunto Augusto Franco ao bairro Santo Antônio e o outro começa na Avenida Santa Gleide e vai até o Mercado Municipal.
Enquanto o plano não é posto em prática, o psicólogo recomenda uma mudança de comportamento. Os sergipanos devem encontrar formas para diminuir o estresse ocasionado pelo trânsito. "Buscar rotas alternativas, sair mais cedo de casa. E quem sabe trocar o som da buzina ensurdecedor por um bom som ambiente e agradável do seu veículo."
Fonte: portal G1, 10 de setembro de 2012

Categoria: Geral


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