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As recém-inauguradas bicicletas do projeto Bike Sampa, que até o fim do ano permitirá o compartilhamento de mil bikes na capital paulista, não têm todos os pré-requisitos de segurança exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De acordo com o CTB, "a campainha, a sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e o espelho retrovisor do lado esquerdo são itens obrigatórios". As bicicletas do projeto da Prefeitura em parceria com o Banco Itaú são equipadas corretamente, exceto pelo espelho retrovisor, não instalado, segundo o jornal Estado de S. Paulo.
Alertada pelo Estado, a Samba/Serttel, empresa responsável pela fabricação das bikes, afirmou que, até 18h do dia 6, todas as bicicletas do Bike Sampa estariam equipadas com o retrovisor do lado esquerdo do guidão.
A necessidade do acessório é controversa entre cicloativistas e autoridades. Desde 2004, tramita em Brasília o projeto de lei do deputado Inocêncio de Oliveira, que acaba com a obrigatoriedade do espelho e da campainha. A lei foi aprovada na Câmara, mas está parada no Senado há sete anos.
Apesar da polêmica, ainda é obrigatório e conduzir a bicicleta sem ele é infração grave.
Nos primeiros dez dias de funcionamento da Bike Sampa, 1.800 pessoas se cadastraram no site para usar o serviço.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 6 de junho de 2012

Categoria: Geral


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