Parking News

Aceita trocar o ônibus, o carro ou o metrô por uma bicicleta? A reportagem do Diário de São Paulo topou o desafio e, junto com o cicloativista William Cruz, de 36 anos, testou o serviço da UseBike, que oferece aluguel de bicicleta em 23 pontos da Capital, entre eles 15 estações de Metrô e oito estacionamentos da Rede Estapar. O ponto de partida foi o metrô da Vila Mariana. Antes, conferiu no site do Metrô e da seguradora Porto Seguro - que patrocina o UseBike, um projeto criado pela ONG Instituto Parada Vital - o que era preciso para fazer o cadastro. Lá, a informação é que basta levar a carteira de identidade, o CPF e um cartão de crédito. Na hora, porém, pediram também um comprovante de residência.
Outro problema é que quem não tem cartão tem de ir até a sede do Instituto Parada Vital, na Barra Funda, para fazer a carteira da UseBike. Neste caso, é preciso pagar R$ 50,00. "Poderiam facilitar para quem não usa cartão de crédito", observou William. Se levar cartão de crédito e todos os documentos, o cadastro é feito rapidamente e você já pode sair pedalando. O usuário tem a opção de escolher entre dois modelos de bike - a sun (com cestinha para carregar bolsas) ou a wave, considerada por William a melhor, pois já vem com amortecedor. Ponto positivo para a touca higiênica - como aquelas de cozinhas de restaurantes - para ser usada com o capacete, que é entregue junto com o cadeado na hora de alugar a bike.
Outro destaque é para o bom estado de conservação das bicicletas. Durante o teste, foram 6 km até o metrô Praça da Sé, onde foi devolvida a magrela. Como o trajeto foi feito em menos de meia hora, não foi preciso pagar nada. A primeira hora é gratuita. Só a partir da segunda é cobrado R$ 2,00. O mais difícil foi mesmo encarar o trânsito. Mas, seguindo as dicas de segurança e ignorando uma ou outra buzinada, a bicicleta pode ser sim uma boa opção. Até relaxa.
Fonte: Diário de São Paulo, 8 de dezembro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Garagens em arranha-céus (02/12/2009)

Dez anos depois da inauguração das duas primeiras garagens subterrâneas na cidade de São Paulo e depois de uma infindável sequência de projetos de construção de novas unidades, anunciados por todos os (...)

Investida (08/12/2009)

O Grupo Maxipark, rede de estacionamento dona de 25 mil vagas no País, deve implantar no próximo ano 30 novas unidades. Conforme noticiou o órgão informativo Brasil Econômico, é investimento de