Na comparação com março do ano passado, de acordo com a entidade, o fluxo total de veículos nas estradas com pedágio se expandiu à razão de 8,5%. O Índice ABCR é calculado em parceria com a Tendências Consultoria Integrada. E, de acordo com o economista da consultoria Bernardo Wjuniski, o destaque de março ficou por conta do desempenho dos veículos leves, que saiu de uma queda de 0,7% na circulação de fevereiro para uma alta de 1,6% em março.
"A reação dos leves vem em linha com o mercado de trabalho aquecido e a renda, que cresceu 1,2% entre janeiro e fevereiro, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE", associa o economista. Na avaliação do economista, o número expressivo mostra que a renda volta a crescer de forma acelerada e os reflexos na movimentação dos veículos leves são diretos. Na comparação com março de 2009, a circulação dos veículos leves cresceu 6,8%.
Pela perspectiva da atividade industrial, um dos indicadores antecedentes é o fluxo de veículos pesados pelas estradas com pedágio do País. E este segmento tem mostrado bons desempenhos, antevendo bons números de produção na indústria e colocando pressão sobre as autoridades formuladoras de política monetária. De acordo com a ABCR e a Tendências, em março, a movimentação dos pesados nas estradas sob concessão cresceu 2,4% em relação a fevereiro, já com ajustes sazonais, ficando praticamente igual ao aumento de 2,6% apurado em fevereiro.
Fonte: Agência Estado, 9 de abril de 2010