Com ampliação do número de vagas em quase 70% e do valor da tarifa em 25%, a Prefeitura de Taubaté deve retomar até agosto o sistema de Zona Azul. A concorrência para definir a empresa que irá prestar o serviço foi lançada em portaria assinada no último dia 9 pelo prefeito Ortiz Junior, e publicada no dia seguinte no diário oficial. As propostas poderão ser apresentadas até o dia 13 de junho. A previsão da prefeitura é que o serviço seja retomado até 45 dias após a conclusão da licitação.
Desde o dia 17 de outubro de 2013 o sistema está suspenso no município, já que o contrato com a empresa Serttel venceu e não poderia ser prorrogado. O novo contrato deve ter a mesma duração do antigo: cinco anos, prorrogável por mais cinco.
Até o ano passado, a Zona Azul operava em 1.240 vagas, todas na região central da cidade. No novo contrato, o número de vagas com o sistema deve passar para 2.100. A prefeitura não informou se o serviço será ampliado para os bairros. Outra mudança prevista é o preço da tarifa. Anteriormente, o motorista pagava R$ 1,20 por hora.
A nova licitação prevê cobrança de R$ 1,50 por hora. A prefeitura não justificou o motivo do reajuste do preço.
A suspensão do sistema de estacionamento rotativo em outubro de 2013 foi alvo de críticas de motoristas, pois a oferta de vagas no centro de Taubaté ficou escassa. Além disso, a pausa na cobrança possibilitou a proliferação de flanelinhas e prejudicou o comércio, segundo avaliações feitas pela Acit (Associação Comercial e Industrial de Taubaté) e Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté).
Fonte: Gazeta de Taubaté, 13 de maio de 2014

Categoria: Mercado