O movimento "Maio Amarelo" tem proposto a seguinte questão, durante este mês, a motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas de São José dos Campos: O que você faz por um trânsito mais seguro? A ação global busca engajar órgãos públicos, privados e a sociedade civil em ações que chamem a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito e provoquem a mobilização de todos para mudar esse quadro. A campanha foi motivada pela Década de Ação para Segurança no Trânsito, lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 11 de maio de 2011; e a cor simboliza a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito.
São José participa das ações para a redução de acidentes dentro do projeto "Década" e, com a adesão ao Maio Amarelo, a cidade se compromete a reforçar o trabalho que vem sendo realizado, além de estimular a discussão sobre as atitudes de cada um para transformar o trânsito em um lugar mais seguro para todos.
O alerta proposto pelo Maio Amarelo para a conscientização por um trânsito mais seguro tem sido realizado pela equipe de Educação para o Trânsito, o Educatrânsito, com ações para diferentes faixas etárias, desde o ensino infantil até pessoas com mais de 60 anos. Em locais e instituições públicas são distribuídos folders e cartazes da campanha e realizadas palestras que visam mobilizar a comunidade a tomar atitudes simples, mas que podem ajudar a reduzir a violência no trânsito. Nas vias públicas e no transporte coletivo estão sendo realizadas apresentações teatrais e blitze educativas focando especialmente o respeito aos pedestres, ao limite de velocidade estabelecido em cada rua, a atenção ao dirigir, evitando falar ao celular ou sobre o efeito de bebidas alcoólicas, o uso do cinto de segurança e equipamentos para crianças e atenção aos idosos.
Na cidade de São Paulo, de acordo com dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o número de acidentes fatais registrados em 2013 foi de 1.114 casos, sendo 1.152 mortos e 423 feridos. O maior índice de mortes no trânsito é o de pedestres, com 514 mortos. Acidentes envolvendo motos e carros registram 403 e 200 casos, respectivamente. Se transpusermos os dados para características gerais, foram mais de 33 mil acidentes no trânsito, em 2013.
Fonte: DCI ? SP, 23 de maio de 2014

Zona Azul vai ficar mais cara, z Ortiz (13/05/2014)

Com ampliação do número de vagas em quase 70% e do valor da tarifa em 25%, a Prefeitura de Taubaté deve retomar até agosto o sistema de Zona Azul. A concorrência para definir a empresa que irá prestar (...)