As multas aos motoristas que invadem o espaço reservado aos ônibus cresceram 119% e já ultrapassam as autuações por estacionamento proibido em São Paulo. De janeiro a abril, foram registradas 309.753 multas por tráfego em faixas ou corredores exclusivos, uma média de 1,7 flagrante por minuto.
Esse tipo de infração foi a causa de 9,1% das autuações no período. Foi também a terceira irregularidade mais comum, atrás apenas de excesso de velocidade (cerca de 1,1 milhão de casos) e desrespeito ao rodízio (668,7 mil).
Estacionar em local proibido ocupou o quarto lugar, com 299,4 mil flagrantes.
O avanço das punições ocorre em meio à política de expansão das faixas exclusivas pela gestão do prefeito Fernando Haddad.
Inicialmente, a meta era construir 150 km de faixas (reservadas à direita da via para os coletivos) até 2016. Porém, impulsionada pelos protestos de junho passado, a prefeitura já fez 332,5 km.
Só na faixa
As autuações subiram junto. De janeiro a abril, foram 216,9 mil multas por trafegar nas faixas à direita, uma alta de 380% em relação ao mesmo período de 2013 - naquele abril, só 40 km de faixas tinham sido implantados.
Já as autuações por invasão de corredores à esquerda - que não tiveram grande expansão nessa gestão - registraram queda de 3,5%.
A prefeitura afirma que o aumento geral dessas multas reflete a melhoria da fiscalização. Dos 601 radares em funcionamento, 82 estão voltados a coibir a invasão do espaço dos ônibus.
Além dos radares e dos 1.800 agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), 690 funcionários da SPTrans (empresa que gerencia o transporte) passaram a fiscalizar essas infrações.
Para o consultor em transporte Horácio Figueira, a fiscalização mais intensa beneficia o transporte coletivo.
Em longo prazo, afirma, as multas do tipo devem diminuir. "No primeiro momento, as pessoas não acreditam que vão ser autuadas e arriscam."
Fonte: Folha de S. Paulo, 27 de maio de 2014

Zona Azul vai ficar mais cara, z Ortiz (13/05/2014)

Com ampliação do número de vagas em quase 70% e do valor da tarifa em 25%, a Prefeitura de Taubaté deve retomar até agosto o sistema de Zona Azul. A concorrência para definir a empresa que irá prestar (...)