O vereador Carlos Giannazi (PSOL) protocolou ontem no. Ministério Público Estadual uma representação contra a iniciativa da Prefeitura de cobrar zona azul no estacionamento do Parque do Ibirapuera (Zona Sul).

Para o vereador, a medida é elitista e "resume a fúria arrecadatória" da gestão Gilberto Kassab (PFL). Giannazi promete fazer um abaixo-assinado nesse fim de semana e entregá-lo ao prefeito. Ele espera conseguir 100 mil assinaturas.

Hoje, o vereador deve requerer a convocação do secretário de Transportes, Frederico Bussinger, e do presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Roberto Scaringella, para prestar esclarecimentos à Câmara.

Mil vagas

Mas, segundo Bussinger, a cobrança começará a ser feita até o fim deste mês, após a publicação da portaria que regulamentará a medida. Segundo ele, todas as mil vagas dentro do parque estarão sujeitas à cobrança, com a diferença de que cada folha de zona azul valerá por 2 horas.

O preço ainda não foi definido, já que uma folha de zona azul normal custa R$ 1,80 e vale por uma hora. O secretário de Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, lembra que parque chegou a receber 400 mil pessoas no último feriado.

Segundo ele, a medida visa estimular os freqüentadores a irem ao Ibirapuera a pé ou de bicicleta, além de diminuir o tempo de espera por vaga, que chega a 40 minutos em fins de semana. Outro objetivo é acabar com o uso do parque como estacionamento permanente de quem vai ao Detran ou trabalha na região.

Jorge também pediu à Secretaria de Transportes a criação de uma linha de ônibus ligando os metrô Paraíso ou Ana Rosa ao parque. Ele espera a conclusão de um estudo da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) sobre a viabilidade de construção de um estacionamento subterrâneo no parque.

Fonte: Diário de São Paulo (São Paulo), 01 de fevereiro de 2007

Categoria: Mercado

Outdoor

Liminar que protegia empresa contra a Lei "Cidade Limpa" é cassada