No primeiro mês de vigência da lei do prefeito Gilberto Kassab (PFL) que combate a poluição visual em São Paulo, cerca de 5% dos outdoors existentes na cidade foram retirados.

Em janeiro, foram retirados 374 outdoors e outras peças de propaganda - painéis, totens, backlights, frontlights etc-, mas a estimativa é que existam cerca de 7.000 peças como essas em São Paulo.

Apesar de baixo, o índice é considerado positivo pela prefeitura e já é possível perceber, em determinados locais, uma redução da poluição visual.

Porém, o fenômeno mais visível até agora é a quantidade de outdoors em branco: as placas continuam instaladas, mas não há anunciante.

As empresas estimam que cerca de 80% dos anunciantes já deixaram a área de mídia exterior por causa da lei. A prefeitura calcula em 40% o número de outdoors em branco.

A maioria das placas não foi retirada porque as empresas obtiveram decisões judiciais que permitem a manutenção dos anúncios nas ruas.

A prefeitura já conseguiu derrubar algumas liminares, mas o Sepex (Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior) tem uma sentença judicial que permite que as placas das empresas associadas fiquem nas ruas até o fim de março.

O secretário de Coordenação das Subprefeituras, Andrea Matarazzo, disse que a campanha vai "deslanchar" quando as liminares caírem. "Tenho certeza que, caindo as liminares, os proprietários vão retirar as estruturas de seus terrenos e os donos dos outdoors também vão limpar a cidade."

Mesmo assim, o secretário diz que a situação está bem melhor do que no ano passado. "O importante é que a gente vê grande parte dos outdoors em branco, o que demonstra uma adesão dos anunciantes à campanha", afirmou.

A prefeitura está retirando os outdoors de empresas que, segundo a área jurídica do governo, não são beneficiadas por decisões judiciais.

Constrangimento

Essas operações de retirada dos anúncios têm colocado Kassab e Matarazzo em situações constrangedoras.

Despreparadas, as equipes destroem as placas -o que tem sido motivo de crítica freqüente por parte dos empresários do setor- e colocam em risco quem acompanha o trabalho, inclusive prefeito e secretário.

No dia 2 de janeiro, o primeiro outdoor a ser retirado, em Perdizes, caiu sobre fios de telefone. Prefeito e secretário estavam próximos e por pouco não se feriram.

No dia 18, nova operação, dessa vez no Itaim Bibi. Um único totem publicitário demorou mais de 90 minutos para ser retirado. O dono da placa pediu para que ele mesmo retirasse os outros anúncios para evitar a destruição das peças. Foi a última operação acompanhada por Kassab.

Fonte: Folha de São Paulo (São Paulo), 2 de fevereiro de 2007

Categoria: Mercado

Outdoor

Liminar que protegia empresa contra a Lei "Cidade Limpa" é cassada