Os engenheiros Cintia Priscila Yoshimura, Guilherme Hiroshi Fujii, Paula Serikaku e Renato Vaz, recém-formados em Engenharia Elétrica, com ênfase em computação, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), desenvolveram um sistema que facilitará a localização de veículos e de vagas em estacionamentos.

O Sistema de Gerenciamento de Estacionamento com o uso de Tecnologia ZigBee, por meio de uma tela na entrada do estabelecimento, exibe as vagas livres e ocupadas e, por intermédio de um terminal de acesso, mostra em qual delas um veículo está estacionado.

O grupo explica que a tecnologia ZigBee é um protocolo de rede que possibilita a comunicação entre dois aparelhos digitais, neste caso, módulos entre si e com um computador.

O sistema, ainda em fase de protótipo, possui um conjunto de módulos que se comunica entre si e com três antenas fixas no estacionamento.

Esses módulos são placas de circuitos, com dois chips, um de comunicação com os outros módulos e outro que controla todas as suas funcionalidades e uma antena. Ao entrar no estacionamento o motorista recebe um módulo, que é deixado dentro do carro. "Eles têm capacidade de trocar mensagens entre si", explicam. "Com a potência do sinal, o sistema calcula a distância em que o veículo se encontra de três antenas fixas do estacionamento. Com esses dados e usando a técnica de triangulação, o sistema pode localizá-lo".

Fonte: DCI (São Paulo),01 de fevereiro de 2007

Outdoor

Liminar que protegia empresa contra a Lei "Cidade Limpa" é cassada

Current banking behaviors are