Na análise de vendas por marca, a gigante Ford registrou queda de 41,6%, enquanto a GM tropeçou ainda mais forte, com baixa de 49%. Mas a situação é mais trágica para a Chrysler, terceira no mercado local e a mais atingida pela crise econômica que começou no último semestre de 2008: queda de 59%. No geral, porém, as três montadoras estão no mesmo barco e se seguram para manter as operações ativas, afirma a Associated Press.
Enquanto GM e Chrysler apelaram para a ajuda da Casa Branca - uma bolada que pode chegar aos US$ 14 bilhões -, a Ford tenta arrumar a casa com empréstimos privados e com a queima de suas reservas - foram US$ 5 bilhões de prejuízo nos últimos três meses.
De acordo com o depoimento de um analista de vendas da Ford, dado à agência Automotive News, o ralo está no setor frotista. Enquanto as vendas para pessoa física caíram 27%, o comércio para empresas de locação de automóveis, por exemplo, despencou até 90% no último mês. Com isso, a previsão é de que as perdas na comparação anual girem em torno dos 65%.
A projeção para todo o ano, que é renovada periodicamente de acordo com o cálculo mensal, indica agora que 2009 pode fechar com vendas totais abaixo das 10 milhões de unidades, o pior balanço em 27 anos. A estimativa anterior, baseada em números de fechamento de 2008, dava conta de que 10,3 milhões de unidades seriam comercializadas este ano - em 2008, foram 13,2 milhões de carros vendidos nos EUA, contra 16,1 milhões em 2007.
Fonte: Associated Press (AP), 3 de fevereiro de 2009