O maior problema hoje para quem vai de carro ao centro de Campinas é encontrar estacionamento para deixar seu veículo. A situação torna-se pior levando-se em conta o trânsito provocado pelo excesso de veículos e ônibus, ruas estreitas que ficam com acesso mais restrito devido ao estacionamento ao longo da via, calçadas estreitas para pedestres e muita circulação de pessoas. Para resolver essas questões, a Secretaria de Transportes finaliza nos próximos dias um projeto que prevê a construção de quatro garagens subterrâneas no centro, que devem gerar de 1.500 a 1.700 novas vagas para carros, veiculou o DCI.
O secretário de Transportes de Campinas, Gerson Luis Bittencourt, disse que o projeto está sendo desenvolvido por técnicos da secretaria e da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). "Nós estamos trabalhando diariamente nesse projeto e esperamos que ele esteja pronto até o final de março com mais uma audiência pública que já teremos realizado e abertura do processo licitatório", diz.
As garagens seriam construídas pela iniciativa privada. O investimento previsto deve ser na faixa de R$ 17 milhões por empreendimento. O poder público deve fixar o valor mínimo e máximo para o estacionamento dos veículos. "A Prefeitura de Campinas faz uma concessão pública através de processo licitatório. A empresa ou consórcio vencedor deverá construir a garagem, operar essa garagem por um prazo de 30 anos e depois desse período este equipamento se reverte para o poder público", explica.
O projeto prevê a proibição do estacionamento nas vias públicas próximo às garagens e nesses espaços a prefeitura estuda o alargamento das calçadas para melhorar a circulação de pedestres, cadeirantes e idosos, além de permitir uma faixa a mais para a circulação dos veículos nas ruas centrais. Está em estudo a combinação de alguns espaços com ciclovias ou ciclofaixas para a circulação de bicicletas. Quem estacionar seu veículo em uma das garagens terá como alternativa para seu ponto de destino o deslocamento a pé, caso o ponto seja próximo da garagem, ou a utilização de uma van ou veículo similar com ar-condicionado com circulação pelas principais ruas apenas na região central para ser utilizado pelo usuário da garagem. Outra opção será a circulação por meio do transporte público, que vai ser intensificado no entorno dessas garagens. Nos estacionamentos subterrâneos serão construídos bicicletários.
As garagens subterrâneas seriam alocadas em pontos estratégicos do centro. A maior delas, com capacidade para 540 veículos, seria construída no entorno do mercado municipal.
Fonte: DCI (SP), 9 de fevereiro de 2009

Categoria: Mercado

Horário de verão termina a 15 (09/02/2009)

O horário de verão, em vigor em três regiões do País desde 19 de outubro do ano passado, termina à 0h do dia 15, domingo. Na ocasião, os relógios deverão ser atrasados uma hora nas regiões Sul, Sudest (...)