Jorge Hori *

Os requisitos da FIFA em relação aos entornos dos estádios, principalmente no tocante aos estacionamentos, vem sofrendo profundas alterações, algumas delas ainda não substituídas no Manual, disponível na internet, porém recomendado às cidades candidatas pelos inspetores.
A regra antiga previa a necessidade de estacionamentos no entorno do estádio da ordem de 15% do total das cadeiras, o que significava - para um estádio de 40.000 lugares - 6.000 vagas.
A maior parte dos estádios encravados em áreas residenciais - como o Morumbi, em São Paulo - não tem condições de atendimento. Nesse caso, a necessidade seria maior que 10 mil vagas.
A nova regra é a criação de bolsões em torno do estádio, num raio aproximado de 2 km onde não entrariam os carros, ficando esses em estacionamentos fora do perímetro estabelecido. O acesso seria a pé ou com ônibus ou vans.
O estacionamento em torno do estádio seria reservado para os "vips", a mídia e outros privilegiados, dentro de uma concepção de "elitização" do público. A comodidade é paga, bem paga. Seriam ingressos acima de R$ 200,00 com direito ao estacionamento junto ao estádio (ou mesmo dentro).
Essa nova concepção, com base na experiência bem sucedida de São Paulo, na organização da Fórmula 1, tem por objetivo melhorar as condições de segurança, seja no entorno do estádio, como de eventual evacuação.
Causará menos incomodidade aos moradores do entorno e minimizará o problema dos "flanelinhas" ou da exploração na cobrança dos estacionamentos. No recente show da Madonna em São Paulo, chegou-se a cobrar R$ 100,00 por uma vaga.
Essa regra cria oportunidades para os operadores de estacionamentos, com o desenvolvimento de uma rede fora do bolsão, com serviços de transporte para o estádio. A qual não será usada em todos os jogos, mas naqueles de maior público.
Não deverá ter finalidade única. Deverá ser caracterizada como um estacionamento de atendimento a um público específico, com utilização alternativa para os dias de jogos. Ou serem estacionamentos de transferência.
Por outro lado, a regra poderá criar restrições aos estacionamentos já existentes dentro do bolsão?
Poderão ou não receber veículos para estacionamento avulso? Quais serão as condições legais para uma eventual restrição?
O estacionamento na via pública dentro do bolsão será proibido?
2014 parece distante, mas essa política deveria começar a ser implantada desde já, de forma a desenvolver a infraestrutura e a experiência operacional.
O próximo domingo, com o jogo São Paulo x Corinthians, no Morumbi, seria já uma oportunidade. Que ocorrerá de forma espontânea, com a oferta de vagas pelos estacionamentos privados no entorno.
Dentro das distorções de mercado.
Quem quiser estacionar mais próximo ao estádio, na via pública, ficará sujeito à ação dos "flanelinhas". A um custo superior ao dos estacionamentos privados.

* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica do Sindepark. Com mais de 40 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

Categoria: Fique por Dentro

Horário de verão termina a 15 (09/02/2009)

O horário de verão, em vigor em três regiões do País desde 19 de outubro do ano passado, termina à 0h do dia 15, domingo. Na ocasião, os relógios deverão ser atrasados uma hora nas regiões Sul, Sudest (...)

Vendas iniciam 2009 em baixa (06/02/2009)