Após marcar, em julho, o melhor desempenho em 19 meses, as vendas de carros estão em queda em agosto. A tendência, contudo, ainda é de recuperação até o fim do mês, confirmando assim a expectativa da indústria de novo recorde nos emplacamentos de veículos. Até dia 14, segundo o Valor Online, as vendas de automóveis e comerciais leves somaram 154,9 mil unidades, 1,3% abaixo do volume de igual período do mês passado (157 mil unidades).
Para a consultoria Oikonomia, a ligeira queda deverá ser compensada até o fim de agosto, já que o mês terá um dia útil a mais de venda em relação a julho. A aposta da consultoria é de um crescimento de 4,4% sobre o mês anterior, para 366,5 mil carros.
Se confirmada a tendência, o mercado conseguirá superar os 361,2 mil carros de dezembro de 2010, recorde atual da indústria automobilística.
O governo tem prometido encerrar neste mês a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros, o que ainda poderá gerar corrida de consumidores às concessionárias. O analista da Oikonomia, Raphael Galante, diz que o setor deverá fechar agosto com crescimento acumulado no ano de 5,3%.
Ele lembra que as vendas ainda devem ser favorecidas em setembro por estoques de carros com o IPI reduzido, permitindo a manutenção de preços competitivos.
A indústria - conforme projeções traçadas pela Anfavea - trabalha com a tendência de crescimento de 4% do mercado de veículos neste ano.
Galante cita que as vendas costumam ser aquecidas no último bimestre, embaladas pela injeção de recursos de férias e do décimo terceiro salário - fatores que se combinam ao maior volume de crédito. Paralelamente, acontece nesse período uma corrida das montadoras para desovar estoques antes da virada do ano.
Assim, Galante comenta que, do ponto de vista técnico, não há muitos motivos para o governo renovar os incentivos às montadoras.
Fonte: jornal Valor Online, 15 de agosto de 2012