Teve início na última semana um novo sistema de estacionamento rotativo em Diadema. Ao todo, são 56 equipamentos eletrônicos, os parquímetros, distribuídos em 25 vias da região central da cidade. Cada um deles controla e registra o tempo que o motorista pode deixar seu veículo estacionado na rua. Piraporinha e Serraria são os próximos bairros com previsão de receber o estacionamento rotativo, ressalta o jornal DCI.
O sistema prevê a cobrança de tarifa por um tempo mínimo de 30 minutos e máximo de duas horas de permanência na vaga, sendo fracionado de trinta em trinta minutos.
O valor também é fracionado, tendo custo de R$ 0,75 a cada meia hora de permanência na vaga. "Desta forma, o usuário terá economia, pois efetuará o pagamento apenas do período que utilizar a vaga", afirmou a prefeitura através de nota oficial.
De acordo com a Secretaria de Transportes, a implantação do sistema terá duas fases. A primeira, entre 10 e 20 de agosto, terá caráter educativo, com distribuição de folhetos informativos.
Em paralelo, haverá campanha para destacar a importância do respeito às vagas de idosos e deficientes físicos. Ao final do período, em 20 de agosto, os veículos estacionados de maneira irregular poderão ser autuados.
A concessão do estacionamento rotativo foi realizada sem ônus à prefeitura, sendo o investimento nos parquímetros de exclusiva responsabilidade da concessionária. Para o secretário de Transportes do município, Ricardo Perez, a implantação partiu da necessidade de aumento do número de vagas na região central da cidade e de modernização do sistema. "Os talões de papel, aos poucos, vão cedendo espaço para soluções tecnológicas mais práticas e seguras para os usuários", explica o secretário, lembrando que a medida democratiza as vagas e evita a ação de "flanelinhas".
Perez afirmou ainda que a empresa vencedora do consórcio irá repassar 14,6% da receita para a prefeitura. Outra novidade destacada pelo secretário é que o estacionamento pode ser operado de três maneiras diferentes: o tradicional moedeiro do parquímetro; cartões magnéticos que, ao serem encostados no equipamento, terão o valor descontado do saldo (estilo dos cartões de ônibus); ou por SMS, que ao ser enviado para a central da operadora fará o registro do tempo que o carro ficou na vaga e, então, debita o valor na conta do celular.
Os talões de papel do atual sistema de estacionamento continuam valendo e, por enquanto, não perderão a validade.
O sistema do estacionamento rotativo prevê a ampliação do número de vagas para um total de 1.800, na região central da cidade e nos centros comerciais de bairros, atendendo, assim à demanda atual (hoje são 855 vagas).
O objetivo é aumentar a oferta de vagas em regiões com grande concentração de comércio, serviços e lazer com rotatividade de vagas, e circulação de veículos. A medida é necessária devido ao surgimento de novos estabelecimentos comerciais e do crescimento e fortalecimento dos centros comerciais dos bairros Inamar, Eldorado, Campanário, Serraria, Piraporinha e Centro.
Fonte: DCI (SP), 15 de agosto de 2012

Categoria: Mercado