A venda de veículos importados registrou queda de 4,1% em julho, de acordo com os dados divulgados dia 14 pela Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores). De acordo com o levantamento, foram emplacados 10.739 importados no mês passado contra 11.202 no mês de junho. Se comparado a igual período do ano passado, no entanto, a queda foi ainda mais acentuada, de 41,5%, com 18.346 unidades, noticiou o InfoMoney.
Com 81.710 unidades, as associadas à Abeiva notaram queda de 24,9% nos primeiros sete meses do ano, ante as 108.864 unidades em igual período de 2011.
"Se analisarmos o comportamento do mercado brasileiro por dados de market share, o desempenho da Abeiva em julho voltou a ter perda, de 3,06% ante 6,37% em julho de 2011. Ao comparar os totais do acumulado de 2012 e 2011, o nosso market share caiu de 5,65% para 4,12%", argumenta o presidente da Abeiva, Flavio Padovan.
Mercado
Na avaliação do presidente da Abeiva, com a tendência de queda de emplacamentos, desde o aumento da alíquota do IPI em dezembro último, simultaneamente à valorização do dólar, os volumes de venda registrados em 2012 mostram que o setor de importados está ficando inviável. "Lamentavelmente, a atual situação de nossas associadas vai resultar em uma perda de 10 mil postos de trabalho até o final do ano", explica Padovan.
Segundo Padovan, atualmente os associados da Abeiva representam apenas 4,1% do total de veículos comercializados no país, sem representar nenhuma ameaça aos fabricantes nacionais, que detém 95,9% de todo o volume comercializado no mercado brasileiro.
Fonte: site InfoMoney, 14 de agosto de 2012