Uma Mercedes ML custa no Brasil R$ 265 mil, enquanto nos Estados Unidos o mesmo modelo pode ser comprado por R$ 75 mil. A diferença de preço do mesmo veículo nos dois mercados é de 253,33%. De acordo com a Agência AutoInforme, em resposta ao artigo publicado pela Forbes criticando o preço dos carros no Brasil, a diferença de preço dos veículos importados no Brasil é resultado do tratamento dado aos modelos de fabricação nacional. A reportagem é do InfoMoney.
Segundo um levantamento feito pelo presidente da Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores), Flavio Padovan, um carro com motor acima de 2.0 comprado no exterior por R$ 100 mil chegaria ao Brasil custando R$ 343,2 mil.
Desse valor, segundo ele, apenas R$ 14,4 mil (ou 7,5%) ficam com o importador, como margem de lucro. Bruta. O resto é imposto, taxa e lucro do distribuidor; veja esta situação na tabela abaixo:

Brasil x impostos
Cobranças                                       Valor
Valor pago no exterior                      R$ 100 mil
Alíquota de importação                     R$ 35 mil
Despesas aduaneiras                        R$ 3 mil
Cofins, PIS e ICMS                           R$ 54 mil
Total parcial R$ 192 mil
IPI (25% + 30%) sem parcial            R$ 105 mil
Margem do importador                      R$ 14,4 mil
Margem do concessionário                 R$ 31,2 mil
Preço final                                        R$ 343,2 mil
Fonte: AutoInforme

Outros modelos
A diferença de preço entre um mesmo modelo vendido no Brasil e fora do País chega a ser impressionante. Por exemplo, um Toyota Corolla é 74,07% mais caro no Brasil, se comparado o mesmo modelo vendido na Argentina. Na Argentina o veículo custa US$ 21,6 mil, enquanto no Brasil ele é comercializado por US$ 37,6 mil.
O levantamento feito pela Acara (Associação dos Fabricantes de Veículos da Argentina) mostra que, se comparado o preço do Corolla no Brasil com os EUA, a diferença é ainda maior, de 142,58%, já que o modelo norte-americano é vendido por US$ 15,5 mil.
Outro modelo que também tem uma grande diferença de preço com o mercado brasileiro e o de fora do país é o Volkswagen Jetta. No Brasil o modelo custa R$ 65,7 mil, no México R$ 32,5 mil, diferença de 102,15%.
O Kia Soul tem uma diferença de 83,33% no preço na comparação entre o Brasil (US$ 33 mil) e o Paraguai (US$ 18 mil).
A pesquisa também mostrou que o Volkswagen Gol E-Motion é 58,62% mais barato no Chile do que no Brasil. O modelo é vendido no País por R$ 46 mil, enquanto que os chilenos desembolsam apenas R$ 29 mil.
Fonte: site InfoMoney, 17 de agosto de 2012