As autoridades da capital uruguaia preparam um plano piloto que inclui o pagamento voluntário de 20 pesos (cerca de R$ 2) aos "flanelinhas" da cidade para evitar abusos, informaram fontes oficiais. A iniciativa tem o apoio dos partidos políticos que integram o governo regional de Montevidéu e da associação de guardadores de carros. A idéia é enfrentar uma "situação complexa" para os motoristas de Montevidéu porque se "multiplicou" a presença de "oportunistas" que exercem "quase uma chantagem e cobram valores abusivos" para cuidar dos veículos, afirmou à agência EFE o vereador Edison Casulo, mentor do projeto.
Atualmente, em Montevidéu, onde reside metade dos 3,3 milhões de habitantes do país, há "800 flanelinhas registrados", mas "pelos menos dois mil ou mais que realizam a atividade sem permissão nem qualquer tipo de controle", acrescentou.
Casulo disse que a iniciativa busca regulamentar a tarifa para fazê-la justa e controlável.
O Uruguai bateu no ano passado o recorde histórico da venda de automóveis 0 km com 48 mil veículos, 12,5% a mais que em 2010, segundo dados da Associação de Comércio Automotivo.
Para conseguir uma permissão da Intendência Municipal de Montevidéu como flanelinha deve-se ter um atestado médico que o habilite a trabalhar, certificado de boa conduta e comprovante de residência.
Em espetáculos realizados recentemente na cidade que reuniram grande quantidade de público, como shows internacionais, Carnaval e partidas da seleção de futebol nas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo, "havia muitos oportunistas e vários excessos" nos estacionamentos de veículos.
"Alguns flanelinhas exigiram 50 pesos (R$ 4,86) e até 100 pesos (R$ 9,71) para vigiar os automóveis. Algo totalmente fora do normal", destacou o vereador.
Jorge Meroni, também integrante da Comissão de Transporte da Junta Departamental de Montevidéu e vereador pelo partido Frente Ampla, disse à agência EFE que a iniciativa procura "pôr ordem" na relação entre os guardadores e os motoristas e "beneficiar a ambas partes com regras claras e sem permitir excessos".
A Comissão, formada também pelo vereador Carlos Larrosa, planeja levar o projeto ao plenário da Junta para sua aprovação antes do final de agosto.
O presidente da associação de guardadores de carro, Ramiro Romero, destacou à agência EFE que o sindicato "está de acordo e apóia" a iniciativa das autoridades.
Se em um estacionamento do centro da capital os condutores pagam entre 35 (R$ 3,40) e 40 pesos (R$ 3,88) "parece razoável que um guardador receba 20 pesos de gorjeta por seu serviço", acrescentou.
Fonte: agência EFE, 19 de agosto de 2012