Números divulgados dia 17 pela Fenabrave - a entidade que abriga as concessionárias de carros - mostram que o setor segue em recuperação, com crescimento de 15,3% nas vendas de veículos neste mês, em relação a igual período do ano passado. No total, foram emplacadas 177 mil unidades - entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus - na primeira metade de dias úteis de julho (onze dias). O volume, contudo, está 3% abaixo dos emplacamentos realizados no mesmo período de junho - mês no qual a indústria mostrou o melhor desempenho desde dezembro de 2010, aponta o Valor Online.
Ainda na comparação anual, as vendas de carros de passeio e utilitários leves subiram 18,6%, totalizando 170,6 mil unidades, em um desempenho sustentado pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) anunciado pelo governo em maio.
Quando se olha o mercado de automóveis e comerciais leves, a Fiat lidera as vendas no mês, com participação de 23,7%. Na sequência, aparecem Volkswagen (22,2%), General Motors (17,2%) e Ford (8,95%).
Fonte: jornal Valor Online, 17 de julho de 2012