Os preços do etanol hidratado praticados nos postos brasileiros caíram em 14 estados e subiram em 11 e no Distrito Federal, de acordo com dados coletados pela Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na semana terminada em 20 de julho de 2012. No Amapá, os preços permaneceram estáveis na semana. No período de um mês, os preços do etanol recuaram em 17 estados e no Distrito Federal, subiram em 7 e permaneceram estáveis no Amapá e no Rio Grande do Norte, segundo a Agência Estado.
Em São Paulo, maior estado consumidor, as cotações caíram 0,73% na semana. No período de um mês, as cotações do etanol registram queda acumulada de 1,56% nos postos paulistas. A maior alta semanal foi verificada na Bahia, de 1,98%. A maior queda semanal foi verificada no Mato Grosso do Sul, de 1,41%.
O preço médio do etanol em São Paulo ficou em R$ 1,769 por litro ante R$ 1,782 na semana anterior. No Paraná, o preço médio ficou em R$ 1,911 (R$ 1,924 na semana anterior). No período de um mês, a maior queda foi verificada no Mato Grosso do Sul, onde a cotação média recuou 1,95%. A maior alta mensal foi verificada nos estados de Pará e Amapá, com alta de 0,56%.
Na média de preços do Brasil, o etanol já está mais vantajoso que a gasolina em função da forte influência do Estado de São Paulo no cálculo da média. Em relação à média do preço da gasolina no País, que foi de R$ 2,732 por litro, o preço do etanol é competitivo até R$ 1,9124 por litro. Como o preço médio do etanol no Brasil está em R$ 1,909, os preços da gasolina estão 0,18% abaixo do ponto de equilíbrio.
No Brasil, o preço mínimo registrado para o etanol foi de R$ 1,379 por litro, no Estado de São Paulo. O preço máximo foi de R$ 3,00 por litro registrado no Acre. Na média de preços, o menor preço médio foi R$ 1,769 por litro, registrado em São Paulo, e o maior preço médio foi registrado em Roraima, a R$ 2,554 por litro.
Fonte: Agência Estado, 20 de julho de 2012