Quem possui um carro sabe o quão difícil é estacionar nas cidades - principalmente se essa cidade for caótica como São Paulo. Além da falta de vagas, os motoristas têm que enfrentar os altos preços dos estacionamentos e o assédio dos flanelinhas. Empresas e governos de grandes cidades nos Estados Unidos estão trabalhando em conjunto na criação de uma solução inteligente para o problema dos estacionamentos e, o melhor de tudo, com a ajuda dos nossos já conhecidos smartphones, destaca o CanalTech.
A ideia das empresas é evitar que as pessoas tenham problemas na hora de encontrar um parquímetro, instrumento eletrônico para o controle do estacionamento em vias públicas, na hora de parar seu carro.
De acordo com o Mashable, as vantagens da utilização de mecanismos móveis para a cobrança do valor do estacionamento são inúmeras, mas a principal é o fato do usuário não precisar andar com dinheiro vivo no bolso para conseguir estacionar seu veículo.
O uso de serviços móveis pode facilitar o pagamento de estacionamentos e o monitoramento das áreas pelos departamentos de trânsito.
A ParkNOW, por exemplo, desenvolveu um sistema de pagamento onde os usuários ligam para um número registrado e fazem o pagamento do valor do estacionamento a distância, sem taxas telefônicas.
Os serviços de conveniência não param por aí. Companhias como a PayByPhone também oferecem outros serviços além do pagamento do estacionamento por telefone. Os usuários poderão receber os comprovantes virtuais do estacionamento e mensagens de texto quando o seu tempo estiver para vencer.
Além dos tradicionais parquímetros e serviços móveis, as empresas acima mencionadas também estão implantando chips NFC e QR Codes nas áreas de estacionamento das cidades, garantindo assim que os motoristas tenham outras tecnologias à disposição para efetuar o pagamento.
Os governos locais, por sua vez, também veem uma vantagem na implantação de mecanismos móveis, já que os sistemas permitem que os departamentos de trânsito tenham mais controle sobre os bolsões de estacionamento.
"Você recebe dados em tempo real de transações que podem ajudar a analisar onde está a grande demanda e, olhando para frente, você poderá usar isso para informar as pessoas onde estão localizados os espaços de estacionamento mais suscetíveis a serem abertos. Melhor orientação reduz os congestionamentos e o fluxo do tráfego aumenta", afirmou Neil Podmore, vice-presidente de negócios da PayByPhone.
Por enquanto, as medidas estão sendo aplicadas apenas em cidades pilotos, mas acredita-se que em um futuro próximo os motoristas não precisarão sair de dentro dos seus carros para pagar o estacionamento.
Fonte: CanalTech, 19 de julho de 2012