Assim como no centro do Recife, estacionar nos pontos turísticos de Olinda não é tarefa fácil. Nas ladeiras do Sítio Histórico ou na orla da cidade, várias irregularidades podem ser encontradas com facilidade, principalmente nos finais de semana, como mostrou a reportagem exibida no Bom Dia Pernambuco dia 23.
Durante os domingos, dia de maior movimento nas praias de Casa Caiada e do Bairro Novo, basta andar alguns metros para achar desrespeitos às leis do trânsito. Um caminhão parado na ciclofaixa da orla da cidade foi encontrado; poucos metros à frente, um carro também cometia a mesma infração.
Saindo da praia e subindo as ladeiras históricas de Olinda, a situação não é diferente. São carros na contramão, parando em local proibido e a falta de fiscalização. Como é um destino certo dos turistas que visitam o estado, muitos ônibus de turismo vão com frequência ao Alto da Sé; um deles estava parado em local não permitido, atrapalhando o trânsito, mesmo com os fiscais da prefeitura observando toda a situação.
Os guardas não quiseram falar com a equipe de reportagem. Logo em seguida, o chefe dos agentes de fiscalização, Ronaldo Carvalho, se apresentou. "Chegou uma equipe agora para regularizar e tirar os veículos. Os condutores que não estiverem serão notificados. Já estamos fazendo as notificações", contou. Apesar das placas de sinalização, motoristas insistem em estacionar em locais proibidos.
Segundo a Secretaria de Trânsito de Olinda, de janeiro do ano passado até junho de 2012, 2,3 mil multas foram emitidas por conta de estacionamento em locais proibidos.
Fonte: portal G1, 23 de julho de 2012