Existem marcas e produtos cuja simples referência ao seu nome nos transmitem a ideia do que se trata. Podemos associar qualidades e virtudes a uma marca. Como exemplo podemos citar Coca-Cola, Gillette, Xerox entre outras. Assim como estas marcas, em qualquer parte do mundo a simples menção ao nome Jeep leva as pessoas a associarem este nome àquele carrinho robusto, ex-combatente de guerra, sem conforto algum, mas muito corajoso e carismático.
A aura criada em torno do Jeep teve início devido a sua participação na Segunda Guerra Mundial. É indiscutível a importância do Jeep neste conflito. Ele serviu em todas as frentes de batalha e se tornou uma parte vital de toda ação em terra. Foi utilizado como veículo de reconhecimento, transporte (metralhadoras, munição, alimentos, feridos) e outras funções que a necessidade criava, desde os pântanos da Nova Guiné às gélidas regiões da Islândia.
O Nascimento do Jeep
O Exército Norte-Americano, com o agravamento da Segunda Guerra Mundial, lançou um desafio aos fabricantes de automóveis. Em 11 de julho de 1940 foi enviado um pedido a 135 fabricantes para o desenvolvimento de um veículo que atendesse as seguintes especificações: tração 4x4, em aço estampado de fácil fabricação, capacidade para 3 passageiros e metralhadora .30, peso máximo de 600 kg (depois mudado para 625 kg), carga útil mínima de 300 kg, potência de motor mínima de 40 hp, velocidade máxima de no mínimo 80 km/h, entre outras.
Somente a American Bantam Car Company e a Willys-Overland responderam ao pedido do Exército. A Bantam foi a única empresa que entregou o protótipo no prazo vencendo a Willys na concorrência. Foi essa empresa que criou o Jeep, ao contrário do que muitos podem pensar, atribuindo este fato à Willys-Overland.
Mesmo com o protótipo da Bantam atendendo às exigências, o Exército incentivou a Willys e depois a Ford a apresentarem seus projetos, pois desejava mais de um fornecedor para produção em massa dos veículos.
Após a entrega dos primeiros grupos de veículos pelas três empresas finalmente foi possível realizar comparações úteis. Fazia-se necessário introduzir melhoramentos em todos os três modelos e o exército decidiu criar um veículo padrão. Foi selecionado o modelo Willys MA devido as suas características superiores em termos de motor e chassi, incorporando algumas características dos veículos da Bantam e Ford consideradas superiores.
Sob a falsa alegação de que a American Bantam Car Company não teria capacidade de produção e sua situação financeira era delicada, o Corpo de Intendência do exército concedeu à Willys-Overland Motors, Inc. em 23 de julho de 1941 o contrato para fabricação do Jeep com um pedido inicial de 16.000 veículos.
O modelo Willys MA sofreu as alterações solicitadas pelo exército e surgiu o novo modelo: Willys MB (Model "B"), agora com a forma do Jeep como se tornou mais conhecido no mundo.
Por volta de outubro de 1941, a procura pelo Jeep era tão grande que se buscou uma segunda fonte para produção do veículo. Em 10 de novembro foi determinada essa fonte alternativa de produção: a Ford.
A produção do Willys MB e do Ford GPW foi até dezembro de 1945, com pequenas diferenças ao longo do período em que foram fabricados. Foram produzidos 640.000 veículos.
O Jeep Civil
Antes mesmo de a guerra acabar a Willys-Overland percebeu que os populares veículos Jeep poderiam servir ao mercado civil. Foi lançado em agosto de 1945 o primeiro Jeep civil, o CJ2A ao preço de US$ 1.090,00. O modelo CJ foi atualizado em 1953, para o modelo CJ3B.
Em abril de 1953, a Willys-Overland foi vendida para Henry J. Kaiser por 60 milhões de dólares. A Kaiser introduziu em 1955 o modelo CJ-5, que possui o design de Jeep mais conhecido por todos, pois foi produzido até a década de 80.
A marca Jeep foi registrada em 1950 pela Willys-Overland, passou para a Kaiser, desta para a American Motor Corporation e finalmente para a Chrysler. Recentemente, com a fusão da Daimler-Benz com a Chrysler, a marca ficou com a Daimler-Chrysler com mais de 1.100 registros da marca Jeep em todo o mundo.
Fonte: site willysmb.com.br, julho de 2012

Categoria: Mundo do Automóvel