Venda de veículos crescerá 15% no acumulado de 2018

avstoamaro-529

A venda de veículos em novembro somou 230,9 mil unidades e ficou 9,3% abaixo de outubro, como consequência do menor número de dias úteis (20, ante 22). Mas a média de emplacamentos se manteve em 11,5 mil unidades por dia útil. Com isso, 2018 já alcançou nestes 11 meses 2,33 milhões de unidades emplacadas, registrando alta de exatos 15% sobre igual período do ano passado. O resultado atual indica que o mercado fechará o ano com 2,56 milhões de unidades e crescerá 15%, acima da projeção da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que estimava 2,54 milhões e acréscimo de 13,7%.

“O crédito para a compra de veículos está interessante e a inadimplência, bastante baixa”, afirma o presidente da Anfavea, Antonio Megale. Para 2019 o executivo acredita em novo crescimento de 10% a 11%.

“Analisamos com cautela e ainda precisamos fechar as projeções, mas acredito em nova alta de dois dígitos para 2019. Se ficar dentro da projeção mínima, de 10%, o mercado encerrará 2019 perto de 2,8 milhões de veículos”, afirma Megale.

Cresce a venda de híbridos, mas também dos 1.0

A venda de carros híbridos vai ganhando espaço no País, apesar do volume pequeno. Foram 3,5 mil unidades de janeiro a novembro. O total é 8,1% a maior que os emplacamentos de modelos desse tipo em todo o ano passado. E esse volume vai aumentar ainda mais em 2019 com o crescimento da oferta. A Lexus, por exemplo, decidiu que só venderá híbridos no Brasil a partir do segundo semestre de 2019.

Um terço do mercado ainda pertence aos modelos com motores 1.0, que somaram de janeiro a novembro 675,7 mil unidades, 15,9% a mais que em iguais meses do ano passado. E responderam por 35,4% das vendas totais.

Fonte: Automotive Business, 07/12/2018