Inflação surpreende e cai 0,21% em novembro, menor taxa para mês do Real

calculadoralapis-489

O Brasil teve deflação de 0,21% em novembro, de acordo com os dados divulgados dia 7 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Foi a menor taxa do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) desde junho de 2017 e a menor taxa para o mês de novembro desde a implantação do Plano Real em 1994.

O último Boletim Focus, divulgado na segunda-feira (3), mostra que os economistas do mercado financeiro já esperavam uma queda da inflação, mas não tão intensa: -0,07%.

Em outubro, a inflação havia sido de 0,45%. O acumulado nos últimos 12 meses está agora em 4,05%, abaixo dos 4,56% dos 12 meses imediatamente anteriores.

A meta de inflação definida pelo governo para 2018 é de 4,5%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para baixo (3%) ou para cima (6%).

Andre Perfeito, economista-chefe da corretora Spinelli, diz que a “surpresa baixista” reforça a perspectiva de manutenção dos juros em 6,5% ao longo de 2019, posição também defendida pelo banco Itaú em reunião nesta semana.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central se reúne hoje (11) pela última vez no ano e vai anunciar a decisão sobre a Selic amanhã (12).

Fonte: Exame, 07/12/2018