Parking News

O Superior Tribunal Federal (STF) já declarou inconstitucionais leis que obrigam shoppings e supermercados a oferecer estacionamento gratuito. Para o STF, essas leis ferem o direito de propriedade. Mesmo assim, sempre surgem novos projetos sobre o tema. Em fevereiro, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, vetou o projeto de lei do vereador Edivaldo Estima que previa estacionamento grátis em shoppings e hipermercados a quem gastasse dez vezes o valor cobrado para guardar os carros.
Para os defensores da gratuidade, a prática não fere o direito à propriedade privada, pois o valor do estacionamento já estaria embutido no preço da mercadoria comprada. "Além de consumir, as pessoas são obrigadas a pagar por uma permanência de no mínimo quatro horas, sendo que nem sempre ficam todo esse tempo no shopping", diz Estima. O advogado Alexandre Gaiofato de Souza discorda. "Se hoje o estacionamento é cobrado é porque não está embutido no aluguel pago pelas lojas aos shoppings. Se for suspensa a cobrança dos clientes, as lojas terão que arcar com isso e vão repassar o custo para o consumidor", afirma.
A reportagem da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios ressalta que há locais que cobram pelo estacionamento e outros, não, mas todos vivem lotados. A publicação sugere que se avalie se os clientes estão dispostos a pagar para estacionar seus carros enquanto fazem as compras. E conclui: não adianta impor o pagamento aos consumidores, se isso afugentá-los.
Fonte: Revista PEGN (SP), abril/2008

Categoria: Mercado


Outras matérias da edição

Kassab cria fundo para melhorias (16/04/2008)

O dinheiro arrecadado com as multas de trânsito na cidade de São Paulo não irá mais para o caixa único da Prefeitura e não poderá mais ser utilizado em projetos que não digam respeito à melhoria do tr (...)

Centro ganha semáforos cronometrados (13/03/2008)

Quem anda pelo centro de São Paulo já deve ter notado: nove faixas de pedestres ganharam semáforos com cronômetros. Ainda em fase de testes, os novos equipamentos têm o objetivo de reduzir os atropela (...)

Procura-se estacionamento em Belém (06/04/2008)

Além do caos diário no trânsito belenense, lugar para colocar o carro vira artigo de luxo, relata o Diário Pará. Uma das soluções para a capital paraense, que já tem frota de 210 mil veículos, é o Pro (...)

Kassab cria fundo para custear chips (11/04/2008)

O prefeito Gilberto Kassab assinou dia 11 decreto que regulamenta o Fundo Municipal de Desenvolvimento do Trânsito (FNDT), aprovado pela Câmara Municipal no ano passado, informou Eduardo Reina, em rep (...)

Infração não cometida (abril/2008)

A leitora Ozíris de Almeida Costa, da Capital paulista, escreveu ao Estado de S. Paulo: "No dia 20/4/07 recebi da CET uma notificação de infração de trânsito, por estacionar junto a ponto de embarque/ (...)

Congestionamento nacional (10/04/2008)

A medida adotada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para proibir a circulação de caminhões no centro expandido da cidade durante o dia incomodou representantes do setor de transportes em tod (...)

Regras também para as ambulâncias (10/04/2008)

Depois dos caminhões, chegou a vez das ambulâncias. Em decreto publicado dia 9 no Diário Oficial, o prefeito Gilberto Kassab limitou a um período de 15 minutos o estacionamento de ambulâncias e veícul (...)


Seja um associado Sindepark