Uber autônomo já é realidade nos Estados Unidos

carrofuturo-151

A Uber deu mais um passo ousado e começou a fazer corridas em carros autônomos dia 14. O serviço é oferecido por enquanto nos Estados Unidos, na cidade de Pittsburgh, para clientes selecionados. A solução era uma promessa da empresa de transporte individual, que vinha concentrando esforços e investimentos no assunto. O carro escolhido para a tarefa é um Ford Fusion adaptado com sensores. Com a tecnologia, a Uber, que expôs taxistas ao redor do mundo à possibilidade de perderem o ganha-pão, deixa seus próprios motoristas preocupados.

Segundo a plataforma, corridas em carros autônomos é “um grande passo adiante, já que os testes em condições reais são aspecto crítico para o sucesso da solução”. Por enquanto, os modelos autoguiados rodarão com um “motorista de segurança”, que vai gerenciar o veículo e estará pronto para intervir caso seja necessário, como em condições climáticas ruins. Assim, a companhia cumpre a legislação do país, que exige a presença de uma pessoa no banco do motorista.

A Uber destaca os carros autônomos como mais uma ferramenta para ajudar na missão de reduzir o trânsito e o espaço ocupado pelos carros nas grandes cidades. A empresa estima que até 20% dos espaços nos centros urbanos já são dedicados ao estacionamento de veículos. A companhia destaca ainda o potencial da tecnologia para melhorar a segurança, reduzindo as mortes no trânsito.

Uber não é a única

A corrida para tornar o veículo autônomo realidade segue acirrada. A primeira empresa a oferecer viagens em carros com a tecnologia não foi a Uber, mas uma startup chamada nuTonomy, especializada em software. A empresa criou o serviço em parceria com o governo de Singapura. Em paralelo, gigantes como o Google e uma série de montadoras também investem na solução. Também há movimentações na área de veículos comerciais. A Volvo já testa caminhão autônomo em aplicações reais na Suécia e no Brasil.

Fonte: revista Automotive Business, 14/09/2016

Sindepark convida para o Almoço com o Presidente

À frente de um dos sindicatos mais importantes no Estado de São Paulo, Marcelo Gait sabe o quanto é importante proporcionar aos associados todo o apoio possível para que possam superar o delicado mome (...)

Câmera em estacionamento