Parking News

RMC: Waze aprova condição de tráfego

 congestionario-178

A Região Metropolitana de Campinas (RMC) aparece em 6º lugar no ranking das cidades e metrópoles brasileiras com a melhor experiência para dirigir, segundo resultados do levantamento Waze Global Driver Satisfaction Index 2016, divulgados pelo aplicativo de trânsito e navegação Waze.

No ranking mundial, a Grande Campinas aparece no 61º lugar. Entre os fatores avaliados pelo aplicativo estão o nível de congestionamento, segurança, qualidade das vias e infraestrutura. A pesquisa teve como foco cidades com mais de 20 mil usuários ativos mensalmente, segundo o Waze, “para garantir a precisão dos dados e a comparação justa entre os mercados”. Ao todo, o aplicativo tem 65 milhões de usuários ativos mensalmente em 185 países. O indicador foi baseado em seis fatores principais, quantitativos e qualitativos, que foram classificados com uma nota numérica entre “satisfatório” (10) e “péssimo” (1). Os fatores avaliados foram o nível de trânsito (quão frequentes e quão ruins são os congestionamentos); segurança (número de acidentes, nível de perigo, clima); qualidade das vias e infraestrutura; serviços ao motorista (como acesso a postos de gasolina e boas opções de estacionamento), fator econômico e social (como acesso a carros, aumento ou baixa dos preços de gasolina); "Wazy", que representa o quão boa (ou ruim) é a rede de Wazers em termos de ajuda aos colegas motoristas.

Entre as cidades brasileiras com os melhores resultados estão Volta Redonda (RJ), que aparece em primeiro lugar no ranking nacional e em 29º no ranking mundial, com nota 7,51, seguida de Sorocaba, em 41º lugar no ranking mundial, com nota 7,32; Atibaia, em 43º lugar, com nota 7,3; Taubaté, em 50º lugar, com nota 7,11; Jacareí, em 51º lugar, com nota 7,1; Grande Campinas, em 61º lugar, com nota 6,87. Das dez melhores cidades para se dirigir no País de acordo com a experiência dos usuários do aplicativo, seis estão em São Paulo. A sexta cidade paulista é Piracicaba, com nota 6,45, atrás da Grande Campinas. Em relação à pontuação da Grande Campinas, quando o assunto foi o tráfego, a cidade ficou com nota 7,26. Para o fator segurança, a nota foi 9,76; serviços ao motorista 5,80; qualidade das vias e infraestrutura 5,00; fator sócio econômico 4,90; Wazy 4,40. O ranking vai até a posição 186. Algumas cidades aparecem empatadas, como é o caso de Brasília, empatada na posição 65 com Bordeaux, na França.

A pior cidade é Cebu, nas Filipinas, na 186ª colocação. A pior cidade brasileira é Maceió, na posição 178 do ranking mundial. A Grande São Paulo aparece na posição 129, com nota 5,06. Especialista em trânsito, o professor Celso Arruda considerou que só o fato dos usuários precisarem usar o aplicativo na cidade significa que a situação no trânsito não é fácil. Ele, entretanto, ponderou que, dentro desse contexto, entre as cidades que usam o aplicativo, a 6ª colocação não é ruim. “Se precisa usar aplicativo é porque já é uma cidade com trânsito complicado. Só usa aplicativo a cidade que tem encrenca. E, dentre as que têm trânsito complicado, até que a posição de Campinas está boa”, afirmou.

Ranking por País

O Brasil ocupa a 3ª posição na América Latina (ficando atrás de Porto Rico e Argentina) e a 20ª posição no mundo. O país tem uma das maiores redes de motoristas - só na Grande São Paulo, por exemplo, o Waze conta com cerca de 3 milhões de usuários ativos mensalmente que dirigem mais de 400 milhões de quilômetros com o app a cada mês. De acordo com o indicador, os melhores países para se dirigir são a Holanda, a França e os Estados Unidos, respectivamente, enquanto El Salvador fica em último lugar das 38 posições do ranking por País.

Fonte: Correio Popular - Campinas - 18/09/2016

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Sindepark convida para o Almoço com o Presidente

À frente de um dos sindicatos mais importantes no Estado de São Paulo, Marcelo Gait sabe o quanto é importante proporcionar aos associados todo o apoio possível para que possam superar o delicado mome (...)

Câmera em estacionamento

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga a instalação de câmeras de segurança em estacionamentos de estabelecimentos (...)

Estacionar nas ruas continua sem controle (RJ)

Em março, a prefeitura anunciou com pompa a publicação do edital do novo modelo de estacionamento público, o Vagas Inteligentes do Rio (VIR), que prevê a utilização de 1.200 parquímetros para controla (...)

Estreito com Zona Azul (Florianópolis)

Desde o dia 15, quem estacionar o carro em via pública no bairro Estreito, em Florianópolis, terá que ficar atento às novas vagas da Zona Azul. Ao longo de 35 ruas, são mais de mil vagas rotativas que (...)

Etanol conquista espaço no mercado global

O etanol amplamente usado como combustível no Brasil, tem potencial para ganhar espaço em outros países. Quem avisa é Marcos Clemente, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Mahle e membro (...)

Uber autônomo já é realidade nos Estados Unidos

A Uber deu mais um passo ousado e começou a fazer corridas em carros autônomos dia 14. O serviço é oferecido por enquanto nos Estados Unidos, na cidade de Pittsburgh, para clientes selecionados. A sol (...)


Seja um associado Sindepark