Parking News

Adesão aos transportes não motorizados cresce na capital

 bicicletinhaciclovia-158

O Itaú promoveu, dia 13, um encontro sobre o impacto do uso cotidiano da bicicleta na mobilidade urbana. Segundo dados do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o número de usuários que utilizam bicicletas públicas em São Paulo nos dias úteis aumentou 16% no intervalo de um ano.

O projeto Bike Sampa, segundo Luciana Nicola, superintendente de relações governamentais e institucionais do Itaú Unibanco, foi desenvolvido como uma forma de investir na mobilidade no Brasil. "Estava claro que só estimular o acesso a bicicleta pelo bike-sharing, que é o gerador da demanda, não era o suficiente. Deveríamos então influenciar o poder público em outras frentes e a sociedade como um todo", explica.

Com a disseminação do projeto, o número de usuários do serviço em dias úteis aumentou de 7.309 para 9.215, 16%, em um ano. Atualmente, o Bike Sampa possui 260 estações espalhadas pela cidade com 2.600 bicicletas públicas e, apesar disso, a cidade sofre com o problema de concentração desses postos em áreas centrais, assim como ocorre em outras metrópoles, como Londres, na Inglaterra, e Barcelona, na Espanha. Apesar da resistente rejeição entre adeptos de outros modais, medidas de conscientização são realizadas, principalmente com motoristas.

Vítimas do trânsito

Ligados diretamente à mobilidade, os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte no mundo. Segundo o estudo sobre cidades sustentáveis da WRI Brasil, cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem anualmente no trânsito, 90% destas mortes ocorrem em países de média e baixa renda. Na Austrália, no início de 2000, o limite de velocidade em vias urbanas foi reduzido de 60 para50 km/h, resultando, após 10 anos, na diminuição de mortes no trânsito em 40%. A cidade de São Paulo também reduziu, em 20 de julho de 2015, o limite de velocidade em pistas locais para50 km/he registrou queda de 21% no total de mortes oriundas de acidentes de trânsito no primeiro semestre deste ano em comparação com o ano passado.

Fonte: DCI - 14/09/2016

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Sindepark convida para o Almoço com o Presidente

À frente de um dos sindicatos mais importantes no Estado de São Paulo, Marcelo Gait sabe o quanto é importante proporcionar aos associados todo o apoio possível para que possam superar o delicado mome (...)

Câmera em estacionamento

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga a instalação de câmeras de segurança em estacionamentos de estabelecimentos (...)

RMC: Waze aprova condição de tráfego

A Região Metropolitana de Campinas (RMC) aparece em 6º lugar no ranking das cidades e metrópoles brasileiras com a melhor experiência para dirigir, segundo resultados do levantamento Waze Global Drive (...)

Estacionar nas ruas continua sem controle (RJ)

Em março, a prefeitura anunciou com pompa a publicação do edital do novo modelo de estacionamento público, o Vagas Inteligentes do Rio (VIR), que prevê a utilização de 1.200 parquímetros para controla (...)

Estreito com Zona Azul (Florianópolis)

Desde o dia 15, quem estacionar o carro em via pública no bairro Estreito, em Florianópolis, terá que ficar atento às novas vagas da Zona Azul. Ao longo de 35 ruas, são mais de mil vagas rotativas que (...)

Etanol conquista espaço no mercado global

O etanol amplamente usado como combustível no Brasil, tem potencial para ganhar espaço em outros países. Quem avisa é Marcos Clemente, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Mahle e membro (...)

Uber autônomo já é realidade nos Estados Unidos

A Uber deu mais um passo ousado e começou a fazer corridas em carros autônomos dia 14. O serviço é oferecido por enquanto nos Estados Unidos, na cidade de Pittsburgh, para clientes selecionados. A sol (...)


Seja um associado Sindepark