O BRT Transcarioca deve atingir, nesta semana, a marca de 60 mil passageiros transportados por dia, segundo previsão da Prefeitura do Rio. O total diário de usuários - inicialmente 23 mil - praticamente triplicou em pouco mais de um mês de operação, completado na última quarta- feira (2). Com a implantação da segunda etapa do sistema, quando serão abertas estações entre o Tanque e Madureira, ainda sem data estabelecida, a previsão é que 200 mil pessoas utilizem esse corredor expresso. Quando todo o trecho de 39 km de extensão, 47 estações e cinco terminais estiverem funcionando, a expectativa é chegar a transportar 320 mil passageiros por dia. Usuário do serviço desde a inauguração, o eletricista Vinícius Nascimento Vieira, de 31 anos, aponta a rapidez e o conforto como principais vantagens.
Antes, ele pegava quatro conduções trem, metrô e dois ônibus para se deslocar de casa, em Vigário Geral, para o trabalho, na Barra da Tijuca. Agora, bastam dois coletivos: um até o terminal de Vicente de Carvalho e o do BRT.
"Com as baldeações e engarrafamentos, perdia até duas horas e meia no trânsito. Hoje, faço a viagem em pouco menos da metade do tempo", garantiu. O microempresário Manuel de Jesus Ramos, de 34 anos, que mora na Pavuna e trabalha na Barra, também aderiu ao BRT para ganhar agilidade nos deslocamentos, antes feitos em duas horas.
"A viagem caiu para 40 minutos." Mas, enquanto uns comemoram o tempo economizado, outros ainda sonham com a abertura das estações perto de suas casas. Das 47 existentes, menos da metade entrou em operação.
Fonte: Extra (RJ), 7 de julho de 2014

Estacionar no Centro fica mais caro (02/07/2014)

Estacionar em vagas da Zona Azul em Campinas ficou mais caro. Desde ontem, o preço do bilhete do estacionamento rotativo subiu de R$ 3,00 para R$ 3,20, mas, na prática, o reajuste deve começar a valer (...)