A modernização do sistema de controle do estacionamento regulamentado teve início no fim do ano, quando o município publicou portarias em Diário Oficial convidando empresa que quisessem apresentar tecnologias voltadas para monitoramento e fiscalização de trânsito, controle de semáforos e de vagas rotativas.
Quatro projetos relacionados ao EstaR foram aprovados por uma comissão formada pela Secretaria de Trânsito (Setran) e representantes da UFPR e da Universidade Positivo, mas dois ainda dependem de estudos de viabilidade. Os outros dois serão projetos-piloto nas ruas da capital.
O primeiro, Pango Mobile Parking, é da empresa israelense Pango e vai funcionar por um período de 90 dias, a partir, provavelmente, da semana iniciada no dia 14 de julho. O outro piloto que deve ser testado ainda não foi divulgado.
Funcionamento
Os motoristas que estacionarem o carro na área coberta pelo projeto vão poder utilizar o Pango com duas novas opções para pagar o EstaR, no modo pré-pago de créditos de estacionamento ou pelo cartão de crédito. A principal novidade será a possibilidade de usar o celular para utilizar a vaga sem precisar se locomover e deixar comprovante no painel do veículo, uma vez que a informação ficará em um sistema virtual. Por ele, o usuário informa sua localização e o período de começo e término de utilização da vaga enquanto o sistema calcula o tempo e informa o valor a pagar.
Para dar suporte ao projeto, novas placas de sinalização vão ser instaladas e funcionários da empresa estarão nas ruas selecionadas divulgando e orientando a população. Os créditos também serão vendidos em agências lotéricas da Caixa Econômica, assim como a cartela de papel, que continua valendo. O preço atual de R$ 1,50 a hora e o modelo de hora cheia serão os mesmos.
Araucária usa um sistema semelhante
A cidade de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, colocou em operação um sistema de estacionamento rotativo eletrônico há dois anos e meio.
O sistema funciona com pagamento via cartão de crédito e também com recarga em dinheiro nos 51 pontos credenciados e com monitores de trânsito. Pelos smartphones é possível regularizar o estacionamento pelo aplicativo Mobilicidade, disponível para os sistemas Android e iOS. Quem preferir ativar por ligação precisa ligar para o telefone (41) 4063-9099 ou 2626-1702.
O usuário pode vincular até 5 placas por cadastro e escolher o tempo, que funciona de 20 em 20 minutos até o limite de 2 horas. O preço é de R$ 1,20 a hora, mas o motorista fica com crédito caso utilize menos que o tempo comprado, em fração por minuto inclusive. As 1,2 mil vagas disponíveis na área central são monitoradas em tempo real pelos fiscais por aparelhos portáteis.
Fonte: Gazeta do Povo (Curitiba), 3 de julho de 2014

Estacionar no Centro fica mais caro (02/07/2014)

Estacionar em vagas da Zona Azul em Campinas ficou mais caro. Desde ontem, o preço do bilhete do estacionamento rotativo subiu de R$ 3,00 para R$ 3,20, mas, na prática, o reajuste deve começar a valer (...)