Estacionar em vagas da Zona Azul em Campinas ficou mais caro. Desde ontem, o preço do bilhete do estacionamento rotativo subiu de R$ 3,00 para R$ 3,20, mas, na prática, o reajuste deve começar a valer em alguns dias. Isso porque os cartões antigos continuarão a ser vendidos até o fim do estoque nos pontos de venda. De acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), o valor não sofria alteração desde 27 de maio do ano passado. Na época, o aumento foi de 11,11%. O reajuste atual é de 6,6 % e equivale ao percentual acumulado de inflação, medido pelo Índice de Preços ao Consumidor Ativo (IPCA) no período de junho de 2013 e maio de 2014.
Apesar do aumento menor, quem usa o serviço não gostou da notícia. Augusto dos Santos, de 37 anos, pagou R$ 3,00 para deixar seu carro em uma vaga no Centro, mas para ele o preço é abusivo. "Por ser em via pública, deveria ser um valor simbólico. Acho muito caro", afirmou. O autônomo Ricardo Goes da Silva, de 33 anos, também criticou. "O preço aumentou e a qualidade do serviço diminuiu. Nunca tem vaga", disse Silva, que precisou ter paciência para conseguir estacionar seu carro na Rua General Osório. Ele afirmou que o estacionamento rotativo não oferece nenhuma vantagem. "Apesar de ser mais barato do que estacionar em um local privado, não tem segurança. Olha só, roubaram o meu para-lamas na segunda-feira", disse, indignado, mostrando o carro sem a peça.
Estacionar de forma irregular, não portando o cartão de Zona Azul nas vagas regulamentadas é infração leve, com três pontos na carteira nacional de habilitação (CNH) e multa de R$ 53,20. O veículo ainda pode ser guinchado. Atualmente, o sistema Zona Azul disponibiliza 1.902 vagas aos motoristas, divididas entre a área central e a região do Guanabara. Cada local tem um tempo determinado de permanência, que pode ser de uma, duas ou cinco horas.
Fonte: Correio Popular/Campinas, 2 de julho de 2014

Categoria: Mercado