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A Prefeitura de Campinas e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) assinaram um contrato com a Caixa Econômica Federal dia 4 para a construção dos corredores do sistema de BRT (Bus Rapid Transit). A cerimônia ocorreu na Sala Azul da Prefeitura de Campinas. Participaram do evento o prefeito Jonas Donizette, o gerente regional da Caixa, Mário Tonon, o secretário municipal de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, e o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira.
A assinatura do contrato vai viabilizar a construção de três corredores: Ouro Verde (centro-Vida Nova), Campo Grande (centro-Itajaí) e Perimetral (Vila Aurocan-Campos Elíseos). A verba para a implantação dos corredores será de R$ 338 milhões, vindos do Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade Urbana (PAC 2). O valor do contrato de financiamento com a Caixa estipula um repasse de R$ 197 milhões.
Outros R$ 97 milhões virão do governo federal, previstos no Orçamento Geral da União (OGU). A contrapartida da Administração de Campinas será de R$ 44 milhões. Os projetos básicos do BRT foram entregues na Caixa no final de junho deste ano.
A administração municipal estima abrir os processos licitatórios para projetos executivos neste segundo semestre e iniciar as obras no fim do ano, concluindo as obras no final de 2016, pois a previsão é de implantar os corredores em 24 meses, a partir do início das obras. O secretário Barreiro destacou que este projeto de BRT vai causar uma revolução no transporte público da cidade.
"É um projeto de extrema importância, que vai mudar a forma de agir das pessoas. Será a maior intervenção no trânsito e no transporte dos últimos 30 anos", ressaltou. O prefeito Jonas Donizette afirmou que este projeto do BRT permitirá um ganho na qualidade de vida das pessoas.
"Os habitantes poderão se deslocar de grandes distâncias com um veículo mais rápido, seguro e confortável. A administração vai oferecer uma opção eficiente de transporte para que os carros fiquem nas garagens, melhorando a qualidade de vida de todos", disse. O BRT é um sistema de transporte de ônibus de alta qualidade que realiza viagens mais rápidas, semelhantes ao sistema de metrô.
Ônibus articulados e biarticulados vão circular em corredores exclusivos e parar em estações práticas e seguras. Os corredores exclusivos poderão transportar 30 mil passageiros por hora em cada sentido, podendo chegar a 40 mil/h por sentido, nos próximos 30 anos. Os passageiros ganham rapidez, eficiência e segurança através de uma infraestrutura separada, exclusiva para os ônibus, que sempre terão prioridade no trânsito.
As estações serão elevadas e acessíveis para facilitar o embarque e desembarque. Contarão com um sistema de pré-pagamento de tarifa em bilheterias, pois a cobrança deixa de ser feita dentro dos ônibus. O BRT contará também com uma Central com imagens geradas por câmeras de monitoramento.
Fonte: jornal DCI, 5 de julho de 2014

Categoria: Geral


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