O novo trecho de ciclovia inaugurado no centro de São Paulo dia 1º exige do ciclista muita atenção, principalmente nos cruzamentos. No percurso de 2 km, que liga a praça Júlio Prestes ao terminal Amaral Gurgel, a maioria dos cruzamentos não tem semáforos específicos para quem está de bicicleta, e é preciso ter cuidado com carros que fazem conversões e atravessam a ciclovia. Na avenida Duque de Caxias, por exemplo, a situação é pior para o ciclista que segue em fluxo oposto ao dos veículos e, por isso, não vê o semáforo dos carros. Nesses casos, ele deve se guiar pelo semáforo para pedestres, segundo o consultor em engenharia de transporte, Horácio Augusto Figueira.
Mas há pontos, como no encontro da mesma avenida com a rua Conselheiro Nébias, em que não há esse tipo de semáforo. É preciso ainda atenção com os pedestres, que confundem a faixa especial com a calçada, e com carroceiros. O largo do Arouche também requer cuidado: na bifurcação rumo ao terminal Amaral Gurgel, os sinais de trânsito são um pouco confusos.
Para Figueira, a sinalização é importante porque é preciso adaptar-se a um novo conceito de trânsito. "Nenhum de nós está preparado, nem ciclistas, nem motoristas nem pedestres." Procurada, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que a operação da ciclovia será observada nos próximos dias para avaliar a necessidade de ajustes. A prefeitura anunciou a meta de criar 400 km de ciclovias até o fim do ano que vem.
Fonte: Folha de S. Paulo, 2 de julho de 2014

Estacionar no Centro fica mais caro (02/07/2014)

Estacionar em vagas da Zona Azul em Campinas ficou mais caro. Desde ontem, o preço do bilhete do estacionamento rotativo subiu de R$ 3,00 para R$ 3,20, mas, na prática, o reajuste deve começar a valer (...)