Parking News

As 32.815 vagas de Zona Azul da capital têm 280 agentes dedicados exclusivamente a fiscalizá-las. Esse é o motivo, segundo o Tribunal de Contas do Município (TCM), para que um em cada cinco motoristas pare nas vagas de estacionamento rotativo de graça, sem colocar o talão ou ultrapassando o limite de duas horas, destaca reportagem do Jornal da Tarde.
Em nota, a CET informou ter 290 fiscais para a função, que multam cerca de 32 mil veículos por mês. "Estamos no limite", diz o diretor de comunicação e imprensa do Sindiviários, que representa os marronzinhos, Reno Ale. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) diz que o relatório está incompleto e aponta equívocos.
O TCM fez inspeção nos serviços de Zona Azul da cidade entre 25 de maio e 26 de junho a pedido do conselheiro Edson Simões. O relatório foi apresentado dia 21 de agosto na Câmara e deixado disponível na internet pelo vereador Celso Jatene. Além da relação fiscal/vaga, aponta falta de vagas para deficientes e idosos, ausência de análise do sistema eletrônico e falta de talões.
A CET disse ter reservado 2% das vagas para deficientes e que o prazo para instalar o número mínimo para idosos termina em dezembro.
Pelos cálculos do TCM, cada fiscal de Zona Azul fica responsável por 234 vagas. Cada uma, dependendo da região da cidade, recebe até 15 veículos por dia. A cidade tem 6,5 milhões de veículos, ou cerca de 200 para cada vaga.
A ausência do poder público abre espaço, também, para a presença de flanelinhas, afirma a reportagem. No relatório do TCM, a CET afirma não ter competência para coibir a ação de flanelinhas - que, segundo o documento, vendem a Zona Azul a preços "abusivos" - sendo a incumbência das Polícias Civil e Militar.
Qualquer um dos 1.900 marronzinhos pode fiscalizar a Zona Azul. Entretanto, diz Ale, essa atividade tem prioridade menor para aqueles que assumem tarefas como coordenar o tráfego em um cruzamento importante ou percorrer vias para identificar interferências, por exemplo.
Fonte: Jornal da Tarde, 22 de agosto de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Carência por mais tempo (19/08/2009)

A Câmara dos Vereadores aprovou dia 18 de agosto, em segunda discussão, projeto de lei da vereadora Rosa Fernandes que estabelece uma carência para os motoristas que querem parar por pouco tempo em va (...)

Vaga para a bagunça (19/08/2009)

A escolha de uma empresa para operar as vagas do Rio Rotativo no trecho mais nobre da Zona Sul não foi suficiente para acabar com a farra dos flanelinhas. Durante três dias, o jornal O Globo flagrou g (...)

BR Malls faz oferta por shopping em SP (21/08/2009)

A empresa de shoppings BR Malls comunicou ao mercado ter feito uma oferta à incorporadora JHSF para adquirir 95% do Shopping Metrô Santa Cruz e os direitos de exploração do estacionamento do Metrô San (...)

Talão poderá ser vendo online (21/08/2009)

Até que os parquímetros entrem em operação na cidade, a Prefeitura de São Paulo estuda uma forma de melhorar a distribuição dos talões de Zona Azul. Segundo a Secretaria de Transportes, a própria Comp (...)

Revisão do Plano retor (21/08/2009)

Urbanistas e associações de bairro conseguiram convencer vereadores e o governo municipal de que foram cometidos excessos na proposta de revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE). O projeto de revisã (...)

PBH quer retirar flanelinhas das ruas (21/08/2009)

Pressionada para coibir a ação dos flanelinhas na cidade, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) estuda uma forma de impedir que os motoristas se submetam à atuação dessas pessoas. Essa foi a principal (...)

Fiscalização nos valets (24/08/2009)

A Secretaria Municipal de Ordem Pública vai deflagrar, nesta semana, uma operação para verificar se as normas estabelecidas em março pela prefeitura do Rio de Janeiro estão sendo cumpridas pelas empre (...)


Seja um associado Sindepark