Em nota, a CET informou ter 290 fiscais para a função, que multam cerca de 32 mil veículos por mês. "Estamos no limite", diz o diretor de comunicação e imprensa do Sindiviários, que representa os marronzinhos, Reno Ale. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) diz que o relatório está incompleto e aponta equívocos.
O TCM fez inspeção nos serviços de Zona Azul da cidade entre 25 de maio e 26 de junho a pedido do conselheiro Edson Simões. O relatório foi apresentado dia 21 de agosto na Câmara e deixado disponível na internet pelo vereador Celso Jatene. Além da relação fiscal/vaga, aponta falta de vagas para deficientes e idosos, ausência de análise do sistema eletrônico e falta de talões.
A CET disse ter reservado 2% das vagas para deficientes e que o prazo para instalar o número mínimo para idosos termina em dezembro.
Pelos cálculos do TCM, cada fiscal de Zona Azul fica responsável por 234 vagas. Cada uma, dependendo da região da cidade, recebe até 15 veículos por dia. A cidade tem 6,5 milhões de veículos, ou cerca de 200 para cada vaga.
A ausência do poder público abre espaço, também, para a presença de flanelinhas, afirma a reportagem. No relatório do TCM, a CET afirma não ter competência para coibir a ação de flanelinhas - que, segundo o documento, vendem a Zona Azul a preços "abusivos" - sendo a incumbência das Polícias Civil e Militar.
Qualquer um dos 1.900 marronzinhos pode fiscalizar a Zona Azul. Entretanto, diz Ale, essa atividade tem prioridade menor para aqueles que assumem tarefas como coordenar o tráfego em um cruzamento importante ou percorrer vias para identificar interferências, por exemplo.
Fonte: Jornal da Tarde, 22 de agosto de 2009