Parking News

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, sancionou dia 18 de agosto a lei que proíbe o consumo de cigarros, charutos e derivados em ambientes coletivos - públicos ou privados - no Estado. O projeto da lei antifumo foi aprovado na semana passada pela Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) e entra em vigor em 90 dias.
A Folha Online relata que a lei número 5.517 prevê a proibição do "consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto, derivado ou não do tabaco, em ambientes públicos e privados de uso coletivo". A legislação se aplica aos espaços "total ou parcialmente fechados", onde haja permanência ou circulação de pessoas.
A lei define como espaços de uso coletivo, entre outros, os ambientes de trabalho, estudo, cultura, culto religioso, lazer, esporte e entretenimento, áreas comuns de condomínios, casas de espetáculos, bares, lanchonetes, restaurantes, hotéis, centros comerciais, repartições públicas, instituições de saúde, museus e transportes coletivos de qualquer natureza.
A lei "não se aplica aos cultos religiosos em que produtos fumígenos façam parte do ritual; às vias públicas e aos espaços ao ar livre; às residências; aos quartos de hotéis, pousadas e afins; às tabacarias; às produções teatrais e aos locais de filmagens cinematográficas e televisivas", informou o governo.
Todos os locais deverão afixar avisos de proibição do fumo em pontos de alta visibilidade. Caberá aos proprietários e responsáveis pelos estabelecimentos e veículos de transporte fiscalizar a aplicação da lei. Caso a legislação seja descumprida, os proprietários dos estabelecimentos ficarão sujeitos a pagar multas.
São Paulo
No Estado de São Paulo, a lei antifumo entrou em vigor no dia 7 de agosto. Nos primeiros sete dias da lei antifumo, fiscais visitaram 7.428 locais e, segundo balanço do governo estadual, a adesão atingiu 99,2%.
Fonte: Folha Online, 18 de agosto de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Carência por mais tempo (19/08/2009)

A Câmara dos Vereadores aprovou dia 18 de agosto, em segunda discussão, projeto de lei da vereadora Rosa Fernandes que estabelece uma carência para os motoristas que querem parar por pouco tempo em va (...)

Vaga para a bagunça (19/08/2009)

A escolha de uma empresa para operar as vagas do Rio Rotativo no trecho mais nobre da Zona Sul não foi suficiente para acabar com a farra dos flanelinhas. Durante três dias, o jornal O Globo flagrou g (...)

BR Malls faz oferta por shopping em SP (21/08/2009)

A empresa de shoppings BR Malls comunicou ao mercado ter feito uma oferta à incorporadora JHSF para adquirir 95% do Shopping Metrô Santa Cruz e os direitos de exploração do estacionamento do Metrô San (...)

Talão poderá ser vendo online (21/08/2009)

Até que os parquímetros entrem em operação na cidade, a Prefeitura de São Paulo estuda uma forma de melhorar a distribuição dos talões de Zona Azul. Segundo a Secretaria de Transportes, a própria Comp (...)

Revisão do Plano retor (21/08/2009)

Urbanistas e associações de bairro conseguiram convencer vereadores e o governo municipal de que foram cometidos excessos na proposta de revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE). O projeto de revisã (...)

SP tem 1 fiscal para 234 vagas (22/08/2009)

As 32.815 vagas de Zona Azul da capital têm 280 agentes dedicados exclusivamente a fiscalizá-las. Esse é o motivo, segundo o Tribunal de Contas do Município (TCM), para que um em cada cinco motoristas (...)

PBH quer retirar flanelinhas das ruas (21/08/2009)

Pressionada para coibir a ação dos flanelinhas na cidade, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) estuda uma forma de impedir que os motoristas se submetam à atuação dessas pessoas. Essa foi a principal (...)

Fiscalização nos valets (24/08/2009)

A Secretaria Municipal de Ordem Pública vai deflagrar, nesta semana, uma operação para verificar se as normas estabelecidas em março pela prefeitura do Rio de Janeiro estão sendo cumpridas pelas empre (...)


Seja um associado Sindepark