Uma desagradável surpresa para um motorista. Depois de tirar o carro do estacionamento, Fábio Machado descobriu um arranhão na lateral. Para consertar, teve desembolsar R$ 600,00: "Eles alegaram que não tinha sido lá. Acabei desistindo e mandei arrumar o carro".
Uma desagradável surpresa para muitos motoristas. O andar de cima de um estacionamento de São Paulo desabou na semana passada. Ao todo, 32 carros caíram sobre outros três. O alvará do prédio só permitia o funcionamento no térreo.
Parar o carro no estacionamento é daquelas coisas que fazem parte da rotina, mas que, ao mesmo tempo, deixa muita gente com a pulga atrás da orelha. O ato de entregar a chave dá início a uma relação de confiança, em que há mais dúvidas do que certezas.
"Para falar bem a verdade não sei quais são os meus direitos e quais são os meus deveres", admite o publicitário Pedro Seidl.
Por exemplo: todo estacionamento tem de ter seguro? Não. Depende da cidade. Quem determina é a lei municipal.
Outra questão: o estacionamento é responsável por objetos deixados dentro do carro? O Procon diz que sim.
"O estacionamento tem obrigação de guarda integral do veículo, sendo responsável tanto pelos danos de avarias como também por furtos ou danos aos acessórios", reforça o diretor do Procon-SP, Roberto Pfeiffer.
Para evitar problemas, a estudante Bruna Farah Barabulini tem uma dica: "Sempre que vou parar no estacionamento, aviso se eu tenho GPS, Se tenho algo mais de valor dentro do carro e sempre tem notinha na mão deles que eles anotam e nunca fico preocupada."
O dono do carro que só descobre o problema depois ainda tem o direito de reclamar?
"Caso ele não checou, por algum motivo, pode ainda cobrar do estacionamento, mas caberá a ele a comprovação de que aquele dano foi no estacionamento ou não. A comprovação se dá normalmente por testemunhas", diz Pfeiffer.
Na hora de exigir os direitos, guardar o ticket é fundamental. Antes de parar, olho nos detalhes. "A estrutura do estacionamento, pessoal uniformizado, equipe séria e evitar deixar carro na rua, com flanelinha. O custo acaba sendo maior na rua, de ter carro roubado ou depredado", sugere o economista Robson Leiva.
O Procon esclarece: não existe lei que obrigue os estacionamentos a oferecer tolerância de tempo para a permanência sem cobrança. Mas isso tem de estar bem claro para o consumidor. Caso contrário, o consumidor pode se recusar a pagar por uma hora, por exemplo, quando ficou apenas cinco minutos.
Fonte: Bom Dia Brasil, 21 de agosto de 2009

Comentário do Sindepark:

O Sindepark aconselha que as empresas de estacionamento contratem apólice de seguros, independente de Lei Municipal. Quanto aos objetos no interior do veículo, o Sindicato recomenda às empresas que adotem um formulário no qual o usuário declara que objetos estão sendo deixados sob a responsabilidade do estacionamento.

Categoria: Fique por Dentro

Carência por mais tempo (19/08/2009)

A Câmara dos Vereadores aprovou dia 18 de agosto, em segunda discussão, projeto de lei da vereadora Rosa Fernandes que estabelece uma carência para os motoristas que querem parar por pouco tempo em va (...)

Vaga para a bagunça (19/08/2009)