Parking News

Os parquímetros, equipamentos fixos que emitem comprovantes de estacionamento mediante pagamento em moeda ou cartão, já são usados em mais de 40 mil cidades ao redor do mundo. Madri e Paris estão entre elas. No Brasil, 30 municípios adotam o sistema, metade deles no Estado de São Paulo. Entre as capitais, o destaque fica para Porto Alegre, onde os motoristas dependem da retirada de tíquetes em parquímetros para ocupar todas as 4.279 vagas das áreas azuis espalhadas por dez bairros da cidade. Instalado em 2001, o sistema sofreu alguma resistência nos primeiros meses, mas acabou incorporado aos hábitos dos usuários, que se acostumaram a portar cartões magnéticos com créditos e a ter moedas nos bolsos ou buscá-las, mediante troca, em quitandas próximas, relata o jornal Estado de S. Paulo.
Com os parquímetros, a Prefeitura de São Paulo pretende resolver dois problemas: os flanelinhas e a distribuição dos talões. O secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, chegou a mencionar a possibilidade de São Paulo adotar um sistema ultramoderno. Sensores instalados nas vagas monitorariam o tempo de estacionamento do veículo e autuariam automaticamente, ao fim do prazo. "Isso vai liberar os marronzinhos para fiscalizar o trânsito", afirma o secretário.
Mas, segundo a Associação Brasileira das Administradoras de Estacionamentos Rotativos, não há informações de que essa experiência, com sensores, tenha sido adotada em alguma cidade do mundo. "São ideias incipientes, parecem geniais, mas ainda não foram implementadas", afirmou o presidente da entidade, Adelcio Antonini, sócio da empresa Estapar. Ele acredita que essa tecnologia se torne mais palpável com a instalação dos chips nos veículos, medida que ainda está sendo estudada pelo governo federal.
O mais próximo do que o secretário anunciou para São Paulo está em funcionamento na Espanha. No país, um sensor emite uma mensagem ao fiscal avisando que o prazo de determinado veículo acabou.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 20 de agosto de 2009

Categoria: Mercado


Outras matérias da edição

Carência por mais tempo (19/08/2009)

A Câmara dos Vereadores aprovou dia 18 de agosto, em segunda discussão, projeto de lei da vereadora Rosa Fernandes que estabelece uma carência para os motoristas que querem parar por pouco tempo em va (...)

Vaga para a bagunça (19/08/2009)

A escolha de uma empresa para operar as vagas do Rio Rotativo no trecho mais nobre da Zona Sul não foi suficiente para acabar com a farra dos flanelinhas. Durante três dias, o jornal O Globo flagrou g (...)

BR Malls faz oferta por shopping em SP (21/08/2009)

A empresa de shoppings BR Malls comunicou ao mercado ter feito uma oferta à incorporadora JHSF para adquirir 95% do Shopping Metrô Santa Cruz e os direitos de exploração do estacionamento do Metrô San (...)

Talão poderá ser vendo online (21/08/2009)

Até que os parquímetros entrem em operação na cidade, a Prefeitura de São Paulo estuda uma forma de melhorar a distribuição dos talões de Zona Azul. Segundo a Secretaria de Transportes, a própria Comp (...)

Revisão do Plano retor (21/08/2009)

Urbanistas e associações de bairro conseguiram convencer vereadores e o governo municipal de que foram cometidos excessos na proposta de revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE). O projeto de revisã (...)

SP tem 1 fiscal para 234 vagas (22/08/2009)

As 32.815 vagas de Zona Azul da capital têm 280 agentes dedicados exclusivamente a fiscalizá-las. Esse é o motivo, segundo o Tribunal de Contas do Município (TCM), para que um em cada cinco motoristas (...)

PBH quer retirar flanelinhas das ruas (21/08/2009)

Pressionada para coibir a ação dos flanelinhas na cidade, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) estuda uma forma de impedir que os motoristas se submetam à atuação dessas pessoas. Essa foi a principal (...)

Fiscalização nos valets (24/08/2009)

A Secretaria Municipal de Ordem Pública vai deflagrar, nesta semana, uma operação para verificar se as normas estabelecidas em março pela prefeitura do Rio de Janeiro estão sendo cumpridas pelas empre (...)


Seja um associado Sindepark