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A capital tem hoje 598 cruzamentos funcionando em amarelo piscante durante a madrugada. O número representa 12% do total e cresceu no ano passado após aprovação de uma lei que libera a operação especial em locais com baixo fluxo de veículos onde, preferencialmente, a velocidade máxima permitida é igual ou inferior a 60 km/h.
Lista da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostra que a prática é implementada em toda a cidade, com destaque para as regiões sul e leste, que concentram mais da metade dos equipamentos na função piscante durante a madrugada. Trechos de avenidas como República do Líbano, Santo Amaro, Cupecê, Celso Garcia e Sapopemba são exemplos.
Segundo a CET, a lei proposta pelo vereador Telhada para reduzir casos de assaltos no trânsito, e sancionada pelo prefeito Fernando Haddad (PT) em junho, não é a única norma que permite à companhia operar semáforos em amarelo intermitente. Desde 1980, uma justificativa técnica libera a função, desde que cumpridas exigências como a realização de estudo prévio para medir os impactos e a inexistência de obstáculos que prejudiquem a visão do motorista.
Estatísticas relacionadas a índices criminais também são levadas em conta na hora de optar ou não pela operação do semáforo em pisca-pisca.
Quando liberado, o semáforo em modo pisca-pisca pode funcionar entre 23h e 5h ou de 0h às 4h. De acordo com o vereador, que é ex-comandante da Rota, esses horários concentram a maior parte dos casos de roubos no trânsito.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 1º de dezembro de 2013

Categoria: Cidade


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