Quem optou pelo ônibus nas faixas exclusivas teve um ganho individual de 38 minutos ao dia em 2013, significando um ganho geral de 1,9 milhão de horas/dia. Nos últimos 12 meses, o índice de reclamações sobre o serviço prestado por coletivos caiu 19,3%. A queda foi mais evidente na zona leste, com 39%. Os dados foram apresentados na última semana pelo secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.
Para chegar ao índice de 38 minutos de economia, a CET analisou um universo de 3 milhões de usuários. O estudo leva em consideração as velocidades médias praticadas nas faixas e, também, o comportamento do trânsito em geral após a ampliação da malha. Foram realizadas cronometragens dentro dos ônibus considerando-se os períodos antes e após a implantação das faixas.
No âmbito das reclamações recebidas pela SPTrans relacionadas ao serviço prestado pelos ônibus, entre novembro de 2012 e 2013, o número de reclamações recebidas pela gestora caiu 19,3% na cidade, passando de 10.461 para 8.442.
O secretário apresentou dados inéditos sobre o aumento de passageiros no sistema a partir do mês de outubro, quando foram realizados 2,6% a mais de embarques do que no mesmo período de 2012. Em novembro, o crescimento chegou a 0,4% ante novembro do ano anterior. Por enquanto não se pode afirmar se este crescimento é decorrente da implantação das faixas exclusivas e do consequente aumento da velocidade dos ônibus. "O desafio do trânsito é uma questão mundial, aqui em São Paulo estamos trabalhando para tornar o transporte coletivo cada vez mais atrativo e, com isso, conseguirmos promover uma migração do carro para o ônibus", disse Jilmar Tatto, sinalizando que, para 2014, haverá a ampliação da malha de faixas exclusivas existentes, mas ponderou que o principal foco será analisar os projetos existentes e calibrar os gargalos que se formaram.
Também no início do ano, será incrementada a fiscalização eletrônica na cidade. A projeção é que os novos radares devam entrar em operação em março do ano que vem. Ao todo, serão 843 equipamentos. As primeiras instalações serão para fiscalização à invasão de faixas exclusivas e corredores de ônibus.
Fonte: DCI (SP), 27 de dezembro de 2013

Vagas versus transporte (29/12/2013)

Para monitorar as últimas tendências no mercado imobiliário, o Grupo Hubert realiza pesquisa com potenciais compradores de seus empreendimentos. A mais recente, feita com 10 mil pessoas, apontou que c (...)

Vaga certa para mudanças (12/01/2014)