Os motoristas que circulam pelas ruas de Bauru devem redobrar a atenção quanto às leis de trânsito se não quiserem ser multados. Levantamento realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb) mostra um aumento de até 102% no número de infrações registradas pelo Grupo de Operações de Trânsito (GOT) no período de dois anos. No ano passado o crescimento em relação a 2012 foi de 31%: foram 62.073 multas contra 47.259. Comparados os números de 2013 e 2011, as multas aumentaram em 102%, com a aplicação de 30 mil multas a mais.
Talonário eletrônico
E o cerco se fecha ainda mais agora que a Emdurb anunciou a implantação do talonário eletrônico, equipamento que substitui o talão de autos de infração preenchido manualmente pelos agentes do GOT, e passível de erro e contestações. O equipamento eletrônico facilita o processamento dos autos, proporcionando maior segurança em relação aos dados colhidos.
O software vai exibir a foto, já com a data e o horário confirmando o tipo de infração, como por exemplo, falta de cinto de segurança, uso de celular e estacionamento irregular.
O sistema também conta com GPS, que vai indicar a localização exata do veículo e, com isso, dar mais transparência a todo o processo. A ideia é que a ferramenta funcione, inclusive, de forma vinculada com o sistema da empresa, permitindo ao agente confirmar, em tempo real, a regularidade da documentação dos veículos abordados. Segundo a Emdurb, a licitação para locação de vinte aparelhos deve ser publicada em até duas semanas e a estimativa é que estes passem a ser utilizados ainda no primeiro semestre. Atualmente, quinze empresas no país possuem o software aprovado pelo Denatran e poderão disputar a concorrência pública.
Efetivo nas ruas
Desde 2012 a Emdurb vem aumentando a fiscalização nas ruas quando, em julho, ampliou de 10 para 34 a quantidade de "Azuizinhos?, como são chamados os agentes, que trabalham inclusive no período noturno, até a meia-noite, todos os dias da semana, em locais específicos. Nesse mesmo período, a Emdurb ampliou de 100 para 500 o número de policiais militares com autorização para autuar neste tipo de infrações. Antes disso, apenas a equipe de trânsito da Polícia Militar (PM) tinha essa atribuição. Mesmo com todo esse efetivo, a Emdurb avalia que seriam necessários 120 agentes de trânsito, número quase quatro vezes maior do que o quadro atual, já que o ideal seria um azulzinho para cada 2 mil veículos. A frota atual da cidade passa dos 240 mil veículos.
Fonte: jornal DCI (SP), 14 de janeiro de 2014

Vagas versus transporte (29/12/2013)

Para monitorar as últimas tendências no mercado imobiliário, o Grupo Hubert realiza pesquisa com potenciais compradores de seus empreendimentos. A mais recente, feita com 10 mil pessoas, apontou que c (...)

Vaga certa para mudanças (12/01/2014)