Os preços do etanol hidratado nos postos brasileiros subiram em 12 Estados, caíram em 11 e ficaram estáveis em outros três e no Distrito Federal na semana encerrada em 10 de janeiro, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). No período de um mês, os preços do etanol subiram em 17 Estados, caíram em oito e ficaram estáveis no Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
Em São Paulo, principal Estado consumidor, a cotação subiu 0,31% na semana, para R$ 1,912 o litro. No período de um mês, acumula alta de 1,76%.
Na semana, a maior queda, de 0,64%, ocorreu no Acre, enquanto a maior alta foi registrada em Mato Grosso (0,98%). No mês, os preços caíram mais no Amazonas (0,98%) e subiram mais em Santa Catarina (2,47%).
No Brasil, o preço mínimo registrado para o etanol foi de R$ 1,62 o litro, no Estado de São Paulo, e o máximo foi de R$ 3,02/litro, no Amazonas. Na média, o menor preço foi de R$ 1,912 o litro, em São Paulo. O maior preço médio foi verificado em Roraima, de R$ 2,751 o litro.
Estados
Pela segunda semana consecutiva, os preços do etanol nos postos de combustíveis são competitivos em relação à gasolina apenas em Mato Grosso, Paraná e São Paulo, mostram dados da ANP. Nos demais 23 Estados brasileiros e no Distrito Federal, a gasolina está mais competitiva.
Segundo o levantamento, o preço do etanol em Mato Grosso equivale a 66,74% do valor da gasolina. No Paraná, a relação está em 68,27% e em São Paulo, em 67,25%. A gasolina está mais vantajosa principalmente em Roraima, onde o etanol custa o equivalente a 88,63% do preço da gasolina.
O preço médio da gasolina em São Paulo está em R$ 2,843 o litro. Na média da ANP, o preço do etanol no Estado ficou em R$ 1,912 o litro.
Fonte: Agência Estado, 10 de janeiro de 2014

Vagas versus transporte (29/12/2013)

Para monitorar as últimas tendências no mercado imobiliário, o Grupo Hubert realiza pesquisa com potenciais compradores de seus empreendimentos. A mais recente, feita com 10 mil pessoas, apontou que c (...)

Vaga certa para mudanças (12/01/2014)