O encontro será no campus Armando de Salles Oliveira. Para chegar lá, pegue as Avenidas Engenheiro Billings e Magalhães de Castro. Mas, se preferir, a reunião pode ser no Museu Paulista. Traduzindo para uma linguagem que todos conhecem: o encontro será na cidade universitária. Para chegar lá, pegue a Marginal do Pinheiros. Mas, se preferir, a reunião pode ser no Museu do Ipiranga. Na cidade, os apelidos de locais conhecidos têm mais força que os nomes oficiais.
Os apelidos mais incorporados ao dia a dia são aqueles que remetem às características físicas ou geográficas do local. Nesses casos, os nomes oficiais parecem endereços de outros planetas. A SP-15, ou Rodovia Professor Simão Faiguenboim, por exemplo, é um dos oito nomes da Marginal do Tietê.
Maria Vicentina de Paula do Amaral Dick, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e autora da tese "A Dinâmica dos Nomes na Cidade de São Paulo", afirma que alguns se autoexplicam. Caso das Marginais do Tietê e do Pinheiros, à beira dos rios de mesmo nome. "É uma marca muito forte, prevalece sobre os nomes", afirma a professora.
Minhocão
Outro exemplo é a Via Elevada Presidente Arthur Costa e Silva, apelidada de Minhocão. "Nesse caso, o que pegou foi a forma da construção", diz Maria Vicentina. Segundo ela, independentemente de se gostar ou não da obra, o nome se incorporou e sobrevive. "É o nosso Minhocão. Nenhuma cidade tem", afirma.
No caso do campus da USP, Maria Vicentina lembra que a referência por cidade universitária é muito mais forte. "Além disso, com o passar dos anos, o homenageado vai se distanciando das pessoas."
Radial Leste
Apesar de ter cinco nomes, ela é conhecida mesmo pelo apelido de Radial Leste. Sueli de Moraes Souza, gerente da loja Alô Bebê da avenida, diz que o nome oficial é tão desconhecido que os funcionários utilizam uma estratégia quando vão dar o endereço para os clientes. "Nós falamos o nome oficial, que é Alcântara Machado, e, na sequência, completamos que é a Radial Leste, pois as pessoas teriam dificuldades em chegar."
Fonte: O Estado de S. Paulo, 9 de maio de 2010

Vaga apertada (02/05/2010)

O número astronômico de carros nas ruas das grandes cidades, aliado à insegurança crescente, movimenta o caixa dos estacionamentos. O que poderia representar um ganho fácil à primeira vista é motivo d (...)

Zona Azul, perdas e ganhos (05/05/2010)