Os cartões de estacionamento rotativo válidos por duas horas atualmente à venda em Bauru são fáceis de serem duplicados. A atual leva não é do sistema de "raspadinha" e, sim, para preenchimento com caneta. Ao invés de comprar, o espertinho pode mandar fazer uma fotocópia colorida do boleto. Pode ser muito esforço por pouca coisa, mas mostra a fragilidade da segurança dos atuais cartões de estacionamento rotativo. A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb) garante que, assim que os de raspar forem entregues, recolherá as cartelas atuais. As informações são do Jornal da Cidade.
Atualmente, Bauru possui 1,5 mil vagas de estacionamento rotativo - apenas 10% delas são destinadas a paradas de até duas horas - divididas em diversas quadras, principalmente do Centro da cidade. Quem percebeu a facilidade de ludibriar o sistema foi um administrador de empresas de Agudos, que esteve em Bauru na semana passada. Em contato com o Jornal da Cidade, ele contou que ao procurar um vendedor de cartões para o estacionamento rotativo recebeu a dica de um pedestre. Ele conta que o homem indicou que ele procurasse um estabelecimento nas proximidades, que faria a cópia do cartão.
Ele até tentou comprovar, indo ao endereço indicado e solicitando a cópia. O atendente negou que no local eles fizessem esse tipo de irregularidade. Para tirar a prova, ele resolveu fotocopiar a cartela e constatou que fica bastante parecida com a original e facilmente poderia ser confundida por um agente do Grupo de Operações do Trânsito (GOT). A reportagem do Jornal da Cidade percorreu alguns estabelecimentos que costumam vender talonários do rotativo, mas não encontrou nenhum que vendesse os cartões copiados.
O gerente técnico do setor de Infrações da Emdurb, Gustavo Cardoso, explica que quando foi aberto processo de licitação no ano passado para adquirir mais talonários do estacionamento rotativo, a empresa verificou que até os novos blocos chegarem à cidade, o estoque dos cartões de duas horas já teria acabado. "Para confeccionar o de raspadinha, demora mais tempo. Então foram requisitados, em caráter de emergência, cerca de dois mil cartões de escrever", explica.
Fonte: Jornal da Cidade (Bauru), 29 de abril de 2010

Categoria: Mercado

Vaga apertada (02/05/2010)

O número astronômico de carros nas ruas das grandes cidades, aliado à insegurança crescente, movimenta o caixa dos estacionamentos. O que poderia representar um ganho fácil à primeira vista é motivo d (...)