É proibido estacionar. O fim das vagas grátis e a criação de milhares de vagas de zona azul nas ruas de Moema, imposta pela prefeitura na primeira semana de maio, vão se esticar para outros 40 bairros da capital paulista. A ideia é passar das atuais 34.500 vagas de zona azul para 60 mil. A prefeitura já listou os bairros que terão restrição de estacionamento, mas ainda não definiu nem quantas nem quando elas serão extintas - a prioridade é a região do centro expandido, destaca a folha de S. Paulo.
O objetivo da prefeitura é, a partir de 2011, construir 64 garagens de zona azul, que se somarão às das ruas. Pelo projeto, a cidade será dividida em dez lotes que serão entregues à iniciativa privada. Nesta semana, três empresas apresentaram propostas para a operação e construção das garagens. A ideia é que o preço seja semelhante ao da zona azul. Mas as restrições às vagas gratuitas podem ocorrer antes de as garagens ficarem prontas - caso do que já ocorreu em Moema, Itaim Bibi, Vila Olímpia e Jardins.
Fluidez do trânsito
A CET alega que as mudanças melhoram a fluidez do trânsito, já que a restrição libera uma faixa para os automóveis. Em Moema, o trânsito melhorou nesta semana, mas a falta de vagas causou outros transtornos. Donos de lojas e restaurantes da Avenida Cotovia são os que mais reclamam, porque já perderam clientes. "Dei três voltas no quarteirão e não tem lugar pra parar, nem na rua, nem no estacionamento", disse Marco Antônio Perniciote, representante comercial. Ele decidiu, então, parar em local proibido. Antes dele, em um intervalo de uma hora, o dono de um restaurante contou 12 carros - cerca de 40 clientes - que iam almoçar ali e desistiram. "Essa mudança vai acabar com o comércio de Moema." Ele diz que não irá renovar o contrato de aluguel do local, onde está há 14 anos: "Do jeito que está, vou me aposentar". Os valets também estão sem opção. Os estacionamentos suspenderam os convênios com os serviços de manobristas. "Manobrávamos 30 carros por dia. Agora, nem 10", diz Cleonice Pontes, dona de valet.
Fonte: Folha de S. Paulo, 8 de maio de 2010

Categoria: Fique por Dentro

Vaga apertada (02/05/2010)

O número astronômico de carros nas ruas das grandes cidades, aliado à insegurança crescente, movimenta o caixa dos estacionamentos. O que poderia representar um ganho fácil à primeira vista é motivo d (...)