Parking News

O Shopping Parque D. Pedro está distribuindo um comunicado que é anexado ao pára-brisas e chama a atenção dos motoristas que estacionam seus veículos nas vagas exclusivas a idosos ou deficientes físicos. "As vagas para idosos são as primeiras que os marmanjos e jovens ocupam", disse a aposentada Effie Sampaio, de 76 anos. "Quase nunca consigo vaga por aqui." 

O estacionamento exclusivo obedece a Lei Municipal nº 11.975/04 e Decreto de Lei Federal nº 5296/04. No total, o Shopping Parque D. Pedro oferece 8 mil vagas de estacionamento e 5% são destinadas a idosos e deficientes físicos.

Embora conheça bem a legislação e saiba da existência das vagas exclusivas no shopping, alguns clientes ignoram a figura que sinaliza o estacionamento exclusivo. 

A autônoma Flávia Helena Algarves reconhece a importância das vagas exclusivas em shoppings, mas não retirou o veículo do local destinado a idoso mesmo após ser abordada pela reportagem. "Nem havia visto que era para idoso. Tem que existir mesmo, mas deveria ser tudo junto, porque assim fica mais fácil de identificar. Aqui as vagas ficam juntas com as convencionais e são muitas. É difícil estacionar assim", argumentou. 

Enquanto alguns motoristas tentam ser discretos ao estacionar nas vagas exclusivas mais próximas às portas do shopping, o metalúrgico Rafael Del Balso não disfarçou ao parar o carro em local destinado a idosos. Mas tentou arrumar uma boa justificativa. "Eu parei, mas também não são tantos idosos que freqüentam um shopping", disse.

Com uma criança no colo, o vendedor Luciano Correa também não exitou em estacionar na vaga mais próxima à entrada das Águas: uma exclusiva para idoso. Ele acredita que deveria existir um local especial para quem tem criança. "Tem para idosos; está certo, mas e para quem tem criança de colo?", questionou o vendedor.

Sorte de Effie que, ontem, uma tarde de segunda-feira chuvosa, não cruzou com nenhum desses três clientes no shopping e conseguiu estacionar na vaga reservada a ela. Uma exceção, bem sabe. "O shopping não está muito cheio", afirmou.

Acompanhada do marido, o aposentado Olavo Sampaio, também de 76 anos, ela explicou que não se importa em aumentar a caminhada ao estacionar nas vagas convencionais, entretanto gostaria de desfrutar do benefício concedido e garantido pela lei.  

Para os clientes que desobedecem e param nas vagas de idosos e deficientes, a primeira impressão ao encontrar a carta que pede, gentilmente, para que o cliente não estacione nos locais exclusivos, é o susto.

O aviso também explica que os funcionários constataram que o dono do carro não se tratava de um idoso ou deficiente físico.  "É uma iniciativa positiva, que visa educar as pessoas. É um alerta e não queremos causar desconforto, apenas conscientizar de que é preciso respeitar essas vagas. É apenas um alerta mesmo", explicou a gerente de marketing do shopping, Sônia Paloschi.  

Embora praticamente todas as vagas destinadas aos idosos estejam sempre ocupadas, isso não ocorre com as dos deficientes físicos. Na tarde de ontem, o funcionário público Anderson Aguiar teve trabalho para estacionar no shopping, mas nem por isso utilizou as vagas exclusivas. "Sei que tem gente que estacionaria ali na vaga para deficiente, mas é uma questão de consciência. Não pode. E isso é lei", falou.

Fonte: Correio Popular (São Paulo), 20 de março de 2007


Categoria: Mercado


Outras matérias da edição

Tire suas dúvidas

O fornecedor será responsável por todo e qualquer evento que ocorra no interior do estacionamento

Current bankin (...)

Proposta para mudar Cidade Limpa

Roberto Ordine representou a ACSP no fórum realizado no MAM

Current banking behaviors are

Deficiente não é respeitado

Fortaleza tem somente 120 vagas destinadas aos veículos que transportam pessoas com algum tipo de deficiência física

Cobrança será contestada

Elias Vaz prepara ação popular que seguirá à Justiça para garantir que prefeitura possa exigir vagas gratuitas nos estacionamentos

Current banking behaviors are

Cobrança em scussão

A Comissão da Câmara Municipal discute como deve reagir à cobrança de estacionamento instituída pelo Shopping Flamboyant e Goiânia Shopping

Current banking behaviors are

Seja um associado Sindepark