O estacionamento irregular lidera o ranking de infrações na capital capixaba. Só no ano passado, foram 14.589 autuações. O número ultrapassa as 11.943 infrações por uso de celular ao volante, segundo informações da Secretaria de Transportes e Infra-Estrutura Urbana (Setran).

O estacionamento irregular afunila o trânsito, força o condutor em movimento a fazer desvios abruptos e facilita acidentes. Por isso é sujeito a multa.

Porém mesmo na presença dos agentes de trânsito, a sinalização é desrespeitada. Em busca de (maus) exemplos, não foi difícil para nossa equipe encontrar filas duplas de veículos, carros parados sobre a calçada ou em frente a garagens. Na praia de Camburi, 21 veículos transformaram a terceira faixa da Avenida Dante Michelini em estacionamento.

"O condutor quer a comodidade de parar o carro e estacionar imediatamente e próximo ao local. É um problema cultural. Ninguém quer ter o trabalho de caminhar alguns metros", comenta a subsecretária de trânsito da Prefeitura de Vitória, Magda Lamborghini.

Para tentar contornar o problema, a PMV está fazendo um levantamento para identificar onde se concentram os maiores índices de infrações, e lançar campanhas de conscientização.

Segundo Magda, uma das estratégias é um selinho adesivo colado no carro, para advertir o condutor. Além disso, com a regulamentação do uso do solo, a expectativa é que a liberação de mais vagas amenize a falta de espaço.

Outra medida é ampliar as vagas de estacionamento rotativo. A idéia é que as atuais 952 vagas cheguem a três mil até o ano que vem.

Campanha irá incentivar o respeito à vida

Outra medida para reduzir o índice de acidentes e atropelamentos na Grande Vitória é a campanha "Parar na faixa é sinal de respeito à vida", promovida pelo Detran.

O Código Nacional de Trânsito considera como infração gravíssima o desrespeito do motorista à passagem do pedestre. O problema é que, se por um lado, a regra é ignorada pelos condutores, por outro, nem sempre fica claro se o pedestre quer atravessar ou não.

Para não deixar dúvidas, o pedestre deve sinalizar com a mão, como faz com o ônibus, e esperar que o carro pare, a fim de evitar situações de risco, e só então atravessar. "Com a campanha, a idéia é consolidar o respeito à faixa de pedestres e melhorar a comunicação entre motorista e pedestre", explicou a gerente de educação para o trânsito do Detran, Rosane Giuberti.

Em seu terceiro ano de edição, a campanha é uma parceria do Detran com as prefeituras da região metropolitana, e será divulgada com abordagens educacionais nas ruas, palestras nas escolas, lideranças comunitárias e comunidades religiosas. Vale lembrar que, nas faixas de pedestre onde há semáforo, o procedimento é normal, de acordo com a sinalização para carros e pedestres.

Principais infrações em Vitória, em 2006

* Estacionamento irregular: 14.589;
* Uso de celular ao volante: 11.943;
* Avanço de semáforo: 5.144;
* Não usar cinto de segurança: 2.317;
* Dirigir com documentação irregular do veículo: 1.609;
* Conversão incorreta: 1.244;
* Deixar de manter luz baixa, durante a noite: 599;
* Outras: 6.278

Dados Setran

Fonte: A Gazeta (Espírito Santo), 19 de março de 2007

Tire suas dúvidas