Os motoristas que utilizam a justificativa conhecida e frequente de "parar só por alguns minutinhos" em vagas de uso restrito a portadores de deficiência e idosos estão na mira da fiscalização de um shopping de São José dos Campos, no interior de São Paulo, que tem aplicado uma multa moral aos infratores. Quem for autuado não precisa pagar nada; o preço é se sentir constrangido a ponto de não repetir o erro, explica o G1.
Essa é a ferramenta utilizada há seis meses pelo CenterVale para inibir o uso indevido das 154 vagas especiais. O estabelecimento, um dos maiores da região, recebe mensalmente um fluxo de 180 mil veículos e conta com 2,2 mil vagas.
A iniciativa de multar os infratores teve início depois que a administração do estabelecimento percebeu o crescimento do desrespeito e que a sinalização das vagas era insuficiente para garantir o uso adequado do estacionamento. O número de reclamações no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) sobre o uso indevido das vagas especiais também estava elevado na época.
De acordo com Tiago Eduardo Correa, gestor do estacionamento, para ser multado basta que o infrator tenha sido observado por um dos funcionários do shopping ou ainda que não apresente em local visível o credenciamento do veículo em uma das situações consideradas especiais.
O operador de estacionamento Adão Domingos de Carvalho conta que a experiência tem dado certo. "A pessoa vê a gente e já fica inibida de parar em local proibido. Se abordamos antes do motorista deixar o veículo, são comuns as desculpas de que é rápido ou até mesmo de que não tinha visto a sinalização. O importante é que respeitam, no fim das contas", disse ao G1.
A maioria das infrações é registrada nos fins de semana, ocasião em que a disputa por vagas no shopping é mais acirrada.
Redução
De acordo com a administração do CenterVale, desde que o sistema foi implantado houve redução de 40% no número de autuações. Inicialmente eram aplicadas, em média, 1.500 multas ao mês, número que caiu nos últimos meses para cerca de 600. A meta é reduzir em até 80% as infrações até o fim deste ano.
Para quem tem direito a estacionar nas vagas especiais, a medida é bem-vinda. "Que bom se fosse assim em todo lugar. Em qualquer lugar somos desrespeitados", disse a aposentada Tereza Magasho, enquanto deixava o estacionamento do centro de compras.
Os mais jovens também apoiam. "Tem que multar mesmo, inclusive seria ótimo se a pessoa tivesse ainda que ir no guichê para regularizar a situação. Eu trabalho fazendo visita a shoppings e já vi até funcionário parando em vaga especial", afirmou ao G1.
Além das autuações por estacionamento em vaga especial, os motoristas também são notificados se pararem em área de carga e descarga, área de circulação, em cima da grama ou calçada e até atrás de outro veículo.
Código de Trânsito
O Código de Trânsito Brasileiro não estabelece punição específica para quem estaciona irregularmente em vagas destinadas a idosos e portadores de deficiência. Estabelece apenas que o estacionamento em desacordo com a sinalização é considerado infração leve, com multa de R$ 53,20.
Fonte: portal G1, 4 de abril de 2013